






Na última sexta-feira (7), rolou o Critics Choice Awards e Zoe Saldaña levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em "Emilia Pérez". A produção, que já vinha dando o que falar nas redes sociais, ganhou ainda mais destaque após a cerimônia, mas nem tudo foi flores. A atriz, conhecida por papéis em franquias como "Avatar" e "Guardiões da Galáxia", usou o palco para responder às críticas que o filme recebeu – e, claro, causou um rebuliço nas redes.
Durante o discurso de agradecimento, Zoe não economizou palavras ao defender o filme e sua personagem. "Foi um papel desafiador, que exigiu muito de mim física e emocionalmente. Acredito que Emilia Pérez traz uma mensagem importante, e estou orgulhosa de fazer parte disso", disse. Porém, ao abordar as críticas negativas, a atriz soltou o verbo: "É triste ver como algumas pessoas estão mais focadas em apontar falhas do que em enxergar a essência da história. A arte não precisa agradar a todos, mas merece respeito."
A declaração gerou uma verdadeira guerra nos comentários. Muitos internautas não gostaram do tom da atriz e logo começaram a se manifestar. "Ela poderia ter sido mais humilde", escreveu um. Mas teve quem saísse em defesa de Zoe: "Ela tem razão em se posicionar. Críticas construtivas são válidas, mas hate gratuito não ajuda ninguém", rebateu um fã.
Emilia Pérez, mistura de drama e suspense, tem gerado debates intensos desde sua estreia. Karla Sofía Gáscon, atriz espanhola que é protagonista no filme, está sendo bombardeada por críticas pesadas devido a tweets antigos recheados de racismo, islamofobia e xenofobia. E como se isso não fosse suficiente, a atriz trans já tinha dado uma alfinetada na galera do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, acusando a equipe de falar mal dela. Enquanto alguns elogiam a ousadia da trama, outros questionam o roteiro e a representação de certos temas. Mas, como tudo que é polêmico, isso só aumentou o hype em torno do filme, que agora é cotado para mais prêmios.
E, enquanto Zoe segue focada em seus próximos projetos, deixou claro que não vai se calar diante das críticas: "A arte é sobre expressão, e vou continuar me expressando, seja no cinema ou fora dele", finalizou, com um tom de calar as críticas.