Como encarar amamentação com serenidade? Psicóloga dá dica para as mães. Saiba!
Publicado em 6 de agosto de 2018 16:25
Por Patrícia Dias
Em conversa com o Purepeople, Ana Paula Carvalho relata que a amamentação além de estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê, traz inúmeros benefícios à saúde de ambos. Em um ensaio inspirado na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a fotógrafa Thaís Galardi também fala sobre os dilemas de maternidade e comenta por que amamentar ainda é visto por muitos como um tabu
Saiba por que a amamentação é essencial para a saúde do bebê
A amamentação estimula o vínculo afetivo entre mãe e bebê
A amamentação traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê
A amamentação ajuda na recuperação pós-parto
Muitas mulheres encontram obstáculos ao tentar amamentar seus bebês
A fotógrafa Thaís Galardi conta como é registrar o vínculo entre mãe e filho
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda amamentação exclusiva por 6 meses
O aleitamento é algo simples e natural
O contato entre a mãe e o bebê é importante
Amamentar em locais públicos ainda é considerado polêmico
Veja + após o anúncio

A amamentação é essencial para a saúde do bebê e traz benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, a fotógrafa Thaís Galardi conta ao Purepeople como é registrar esse vínculo. "É encantador, único! O primeiro contato principalmente, que tem toda a expectativa dos 9 meses a espera do bebê, é muita emoção, porque sempre tenho contato antes com as gestantes, então procuro estudar a família, saber os momentos que esperam, para que eu possa fazer os melhores registros", fala. Assim como a profissional, a psicóloga Ana Paula Carvalho reforça a importância do aleitamento: "Para o bebê, além de funcionar como uma vacina natural e ser de fácil digestão, ele é um alimento completo contendo vitaminas, proteínas, gorduras e minerais necessários ao desenvolvimento. Para mãe, além de ajudar na recuperação pós-parto, estudos já demonstram que reduz os riscos do desenvolvimento de câncer de mama e ovário e do diabetes tipo 2. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda amamentação exclusiva por 6 meses e, depois da introdução alimentar, até 2 anos ou mais, sem especificar limite".

Como encarar a amamentação com serenidade

Muitas mulheres encontram obstáculos ao tentar amamentar seus bebês, pois podem ocorrer fissuras e rachaduras. "Isso diz muito da história dessa mãe ou até mesmo dessa dupla. A rede de apoio ajuda muito essa mãe em termos emocionais, ao incentivá-la e apoiá-la, uma vez que o próprio cansaço físico já traz essa dificuldades emocional. Em termos físicos, por exemplo, uma pega errada traz bastante desconforto e até mesmo fissuras. A melhor orientação para qualquer dificuldade seja física ou emocional é que a mãe busque profissionais especializados, como as consultoras de amamentação e psicólogos, visto que o bem estar emocional é fundamental a manutenção de uma boa amamentação", diz Ana Paula. Thaís também destaca que o aleitamento é algo simples e natural: "Como não consegui amamentar minhas duas filhas, porque tive mastite, sempre falo que é preciso tentar, amamentar não é fácil, requer muita dedicação no início, mas depois é prazeroso, o bebê fica ali naquele aconchego com a mãe, é um momento só dos dois. Acho que aos poucos a sociedade vem administrando melhor esse momento, entendendo o quanto é importante para o bebê e a mãe".

Como saber o tempo da mamada

Ana Paula explica ainda quanto tempo deve durar cada mamada. "Estudos já demonstraram que marcar o tempo no relógio é um erro gravíssimo! Duas coisas são importantes para uma boa amamentação: a pega correta e observar se o bebê está fazendo sucção nutritiva". Questionada se amamentar ajuda a emagrecer, ela afirma: "Nos casos de amamentação exclusiva, alguns estudos apontam que amentar pode gerar emagrecimento de até 2kg por mês, devido ao fato da produção constante de leite consumir da mãe cerca de 600 a 800 calorias/dia. No entanto, cabe ressaltar que esse consumo calórico trará também um aumento da fome e se a alimentação não tiver bem equilibrada, pode acontecer o efeito contrário, ou seja, engordar. Assim como na gestação, a orientação é para que a mãe lactante faça acompanhamento nutricional".

Amamentar em público ainda é polêmico

Ana Paula aponta o direito das mães de amamentar em qualquer local sem sofrer qualquer impedimento. "Ainda há pessoas que se incomodam por ver uma mama exposta. Importante ressaltar que não existe nenhuma regulamentação que proíba ou configure crime amamentar em local público. Pelo contrário, já existem leis que punem quem gera algum constrangimento para a mãe lactante". Thais, por sua vez, procura ser mais que uma fotógrafa e fazer um diferencial durante esse tipo de ensaio: "Mando prévias de cada trabalho por mensagem, tento imprimir na hora alguma foto para que já levem como recordação, procuro me adaptar as necessidades do cliente, deixo levar a vovó o vovô sempre quando é um ensaio de família e não cobro nenhum valor a mais por isso. Acho que esses mimos fazem a diferença a cada trabalho".

(Por Patrícia Dias)

Palavras-chave
Entrevista Principais notícias Mulher
Sobre o mesmo tema
Saiba como Neymar reagiu à indireta e unfollow de Bruna Biancardi
Saiba como Neymar reagiu à indireta e unfollow de Bruna Biancardi
5 de janeiro de 2024
Que horas vai sair a lista do 'BBB 24'? Globo vai revelar participantes ao longo da grade. Saiba detalhes!
Que horas vai sair a lista do 'BBB 24'? Globo vai revelar participantes ao longo da grade. Saiba detalhes!
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
'Mexi onde não devia': Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de fraude, desvio de dinheiro e falsidade ideológica
26 de novembro de 2023
Ana Hickmann 'domina' comentários de nova foto de Edu Guedes em dia especial: 'Depois de tudo que ela passou'
Ana Hickmann 'domina' comentários de nova foto de Edu Guedes em dia especial: 'Depois de tudo que ela passou'
8 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias