4 atores da Globo que interpretaram D. Pedro I na TV para celebrar o Dia da Independência; o último levou muitas crianças às lágrimas
Publicado em 7 de setembro de 2025 às 10:07
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
'Independência ou morte': veja quem foram os atores que viveram Dom Pedro I na TV Globo
Veja + após o anúncio

O grito ‘Independência ou morte’ é um marco da história brasileira. Marcado pelo imperador Dom Pedro I, que proclamou a independência às margens do rio Ipiranga, em 1822, foi um gesto que já foi retratado diversas vezes na teledramaturgia brasileira. 

No Dia da Independência do Brasil, o Purepeople lembra quatro atores que deram vida ao imperador em diferentes contextos e estilos, mostrando suas muitas facetas, que passam da comédia e bravura ao drama. Confira!

Caio Castro

Em 2017, Caio Castro teve a honra de viver o célebre personagem na novela ‘Novo Mundo’. No papel, reviveu o famoso episódio do ‘Dia do Fico’, quando, em 9 de janeiro de 1822, citou a marcante frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico”.

Veja + após o anúncio
Marcos Pasquim

Marcos Pasquim trouxe leveza e humor à figura de Dom Pedro I na minissérie ‘O Quinto dos Infernos’, em 2002. Assinada por Carlos Lombardi, a produção era pura sátira da chegada da família real portuguesa ao Brasil. 

Na trama, o personagem vivia às turras com seu irmão, Miguel, vivido por Caco Ciocler.  O tom cômico da produção fez sucesso e deixou marcada essa versão irreverente do imperador.

Veja também
'Cadeia ou...': Thiago Lacerda vai ao 'Encontro' e solta língua para revelar o final da novela 'Amor Perfeito'. Veja!
Tarcísio Meira

O saudoso Tarcísio Meira, por sua vez, viveu o monarca em uma breve participação na primeira versão da novela ‘Saramandaia’, exibida em 1976. O veterano ator deu corpo a um Dom Pedro I mais protocolar, que visita a fictícia cidade de Bole-Bole. 

Veja + após o anúncio

Apesar de curta participação a novela conhecida pelo realismo fantástico, sua presença agregou imponência e reforçou a aura de autoridade.

Reynaldo Gianecchini

Por último, Reynaldo Gianecchini interpretou um Dom Pedro I reflexivo e dramático. No especial 'Natal do Menino Imperador', de 2008, D. Pedro II (Sérgio Britto), aos 65 anos, relembra sua infância marcada pela ausência do pai, morto em Portugal quando o futuro imperador tinha apenas nove anos. 

Gianecchini aparece nas lembranças do filho, em que transmitia conselhos e palavras de conforto. Foi uma das raras oportunidades em que o público pôde ver um Dom Pedro humanizado, mais próximo da figura paterna do que do governante.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana