Jair Bolsonaro tem 'nevo melanocítico' e pede autorização de Alexandre de Moraes para procedimento na pele; dermatologista explica
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 18:02
Por Pedro Henrique Cabo | Colaborador
Geek fashionista que canta 'Let It Go' no chuveiro, trata 'O Diabo Veste Prada' como religião e escolheu Piplup como seu inicial. Jornalista metido a designer, cinéfilo de Letterboxd e amante das artes.
Coincidência: em abril, Lula também precisou retirar um nevo melanocítico; Já nesta terça-feira (9), o STF retoma o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe em 2022
Veja + após o anúncio

Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar desde 4 de agosto, pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para realizar no próximo domingo (14) um procedimento dermatológico em Brasília. De acordo com a CNN, a equipe médica do ex-presidente identificou um “nevo melanocítico do tronco”, pinta geralmente benigna, e uma “neoplasia de comportamento incerto”, lesão que precisa ser retirada e analisada para descartar a possibilidade de câncer.

O que é o tal 'nevo melanocítico'?

O termo técnico nada mais é do que uma pinta. Segundo a dermatologista Dra. Jade Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP), a remoção costuma ser simples e rápida. “O procedimento depende muito do tamanho e do local da lesão. Mas pintas e lesões pequenas geralmente são retiradas sob efeito de anestesia local com bisturi ou punch dermatológico. Esse material é enviado para biópsia e a área é fechada com cola cirúrgica ou pontos de fio de sutura”, explica.

A médica alerta que, embora muitas vezes as pintas sejam inofensivas, algumas podem se confundir com câncer de pele. “Existem lesões que aparentemente podem ser benignas, mas que devem ser retiradas e biopsiadas. Por exemplo, o carcinoma basocelular pode se parecer com uma pinta benigna. Já os nevos melanocíticos atípicos podem ser difíceis de diferenciar de um melanoma”, afirma.

Veja + após o anúncio
Veja também
Vai ter que mudar o endereço da prisão domiciliar? Vizinhos planejam expulsão de Jair Bolsonaro em condomínio de luxo
Bolsonaro e a saúde em foco

Por estar em prisão domiciliar, Bolsonaro só pode deixar sua casa com autorização judicial. Esta será a segunda vez que o ex-presidente sairá para atendimento médico. No dia 16 de agosto, ele já havia comparecido a um hospital para realizar exames por conta de refluxo e soluços. Aliados próximos relatam que sua saúde estaria fragilizada.

O contexto político não fica de fora: nesta terça-feira (9), o STF retoma o julgamento de Bolsonaro e outros acusados de planejar um golpe de Estado em 2022. O ex-presidente, porém, não deve acompanhar o processo presencialmente.

Lula também passou pelo mesmo procedimento

A coincidência chama atenção: em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também precisou retirar um nevo melanocítico. Em evento no dia 7 de abril, Lula apareceu com um curativo no supercílio. 

Veja + após o anúncio

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o curativo acima da sobrancelha de Lula foi resultado de um procedimento dermatológico simples para remover uma pinta benigna. Já o machucado na mão teria acontecido durante uma brincadeira com uma de suas cachorras, que acabou arranhando o presidente com os dentes.

Quando é hora de se preocupar?

De acordo com a Dra. Jade Cury, há sinais de alerta que ajudam a diferenciar uma pinta inofensiva de uma potencial ameaça. No caso do melanoma, tipo mais agressivo, vale a regra do ABCDE: assimetria, bordas irregulares, coloração variada, diâmetro maior que 6 mm e evolução da pinta. Já nos casos de câncer de pele não melanoma, como o carcinoma basocelular ou o espinocelular, é preciso atenção a feridas que não cicatrizam, sangram com facilidade ou aumentam de tamanho.

A dermatologista reforça a importância de consultas regulares: “Como o câncer de pele é um dos mais frequentes, o ideal é que todo mundo, uma vez por ano, faça um check-up da pele, mesmo sem queixas”.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana