O jornalista esportivo Tino Marcos, um dos nomes mais conhecidos da cobertura esportiva da TV brasileira, movimentou as redes sociais após publicar um vídeo pedindo ajuda para conseguir emprego. A gravação, publicada na última quarta-feira (27), emocionou seguidores, colegas de profissão e fãs que acompanham sua trajetória desde os tempos de cobertura da seleção brasileira e das Copas do Mundo. Mas poucas horas depois, tudo ganhou um rumo inesperado.
A publicação fazia parte de uma ação para anunciar a entrada de Tino no novo projeto do Porta dos Fundos, chamado "Aquele campeonato". A brincadeira acabou causando enorme repercussão e até desconforto entre alguns internautas, principalmente após o jornalista revelar que recebeu ligações, mensagens de apoio e até propostas reais de trabalho.
Na gravação que deu início ao assunto, Tino Marcos apareceu em tom sério e desabafou:
"Não é fácil para mim falar tudo isso, mas faz parte. Enfim, é o momento que eu estou vivendo e que compartilho com você. Alguém aí tem alguma sugestão, alguma oportunidade?".
A repercussão foi imediata. O jornalista, que deixou a Globo há cinco anos e construiu uma carreira marcada pela cobertura de oito Copas do Mundo, recebeu milhares de mensagens de solidariedade. O vídeo acabou sendo apagado depois que a ação publicitária foi revelada.
Horas depois, já nos stories, Tino Marcos explicou toda a situação e agradeceu a mobilização do público.
"Foi o suficiente para eu falar com um sem número de pessoas que me ligaram, se solidarizaram, me ofereceram oportunidades. Obrigada pela mobilização de tanta gente. Não esperava que isso fosse alcançar uma dimensão tão grande. Era só uma brincadeira, uma forma de entrar no Porta dos Fundos", contou.
O jornalista também pediu desculpas às pessoas que se sentiram enganadas pela publicação.
Assim que o anúncio oficial do novo programa foi divulgado pelo Porta dos Fundos, vários famosos comentaram a situação com bom humor. Rafael Portugal escreveu: "Que susto e que alegria".
Já Fê Paes Leme elogiou o jornalista dizendo: "Ele é tudo". O ex-"BBB" Ricardo Alface também entrou na brincadeira: "Já estava indo para o X puxar hashtag, miseravi". Apesar das reações descontraídas, o assunto acabou abrindo espaço para uma discussão séria sobre credibilidade nas redes sociais.
Quem resolveu se posicionar publicamente sobre o caso foi o jornalista Márcio Gomes, ex-apresentador da Globo. Em vídeo publicado no LinkedIn, ele comentou o impacto causado pela ação e deixou claro que se sentiu desconfortável com a estratégia usada para divulgar o novo projeto.
Segundo âncora do CNN Primetime , muitas pessoas realmente acreditaram que Tino Marcos estivesse enfrentando dificuldades profissionais. O jornalista contou que também foi um dos que se solidarizaram com o colega por admiração ao trabalho construído ao longo da carreira.
"Fica claro que era uma jogada de marketing. Era só encenação do Tino. Fica um gostinho estranho, não fica?", afirmou.
O ex-global ainda destacou que a principal marca de um jornalista é a credibilidade e criticou o fato de a brincadeira envolver uma situação que não era verdadeira.
"A credibilidade é, ao dizer algo que não era verdade, que ele estava passando por dificuldades, que ele precisava de emprego... Ele mentiu. É duro falar isso, é forte, né? Mas ele mentiu e foi contra a marca dele", declarou.
Veja + após o anúncio
Apesar do tom crítico, Márcio Gomes também fez questão de demonstrar carinho por Tino Marcos e afirmou acreditar na recuperação da imagem do jornalista após o pedido de desculpas.
"É claro que a gente perdoa o Tino Marcos. Faz parte da família da gente, já que crescemos vendo o sujeito em oito Copas do Mundo ser o repórter da seleção brasileira", disse.
No fim da mensagem, o jornalista ainda desejou sorte ao colega no novo projeto humorístico:
"Boa sorte para o Tino. Boa Copa para todos nós".