Certamente já aconteceu com você, assim como comigo e com muitos amantes de fragrâncias: aquele fatídico momento em que passamos nosso perfume favorito pela manhã e gostaríamos que durasse o dia todo, mas ele simplesmente evapora depois de algumas horas.
Essa queixa é mais comum do que parece e, para resolvê-la, muitas pessoas aplicam ainda mais perfume. Mas, na realidade, o truque mais eficaz para aumentar a durabilidade não está em saturar a pele e nem em borrifar na roupa, mas sim em preparar aquela "base" para fixar o aroma.
A solução para este problema não é mágica, mas ciência. Graças a ela, você poderá usar sua fragrância favorita o dia todo sem precisar reaplicá-la com tanta frequência. Um creme hidratante cria uma "superfície" para as moléculas do perfume aderirem melhor, permitindo que o aroma dure muito mais sem a necessidade de esfregar ou reaplicar excessivamente.
Quando a pele está seca ou desidratada, as fragrâncias tendem a desaparecer rapidamente: as moléculas evaporam antes de se "fixarem" na pele. No entanto, se a pele tiver sido lubrificada com um creme, essas moléculas permanecem presas por mais tempo. Essa técnica é tendência em blogs de especialistas em beleza e nos sites das principais marcas de perfumes como uma das dicas infalíveis para prolongar a vida útil dos perfumes.
O segredo aqui é escolher o creme certo: o ideal é que ele seja hidratante, levemente oleoso e não tenha um aroma forte que possa combinar com o aroma do perfume. Também é importante que o creme seja bem absorvido para não deixar a pele pegajosa, mas ainda assim deixe uma sensação "suculenta".
Após a aplicação, espere alguns segundos para que o creme "assente" e aplique o perfume nos pulsos. Dessa forma, o perfume terá algo para "se agarrar" em vez de evaporar diretamente da pele.
Há quem vá além nessa técnica e misture diretamente o seu perfume com o creme ou até mesmo com vaselina. No entanto, essa prática não é das mais indicadas, já que os componentes hidratantes dos produtos para a pele podem interferir na atuação das moléculas da fragrância, fazendo com que elas percam sua performance mais rapidamente.
E é claro que isso não é mágica: a duração final também dependerá da concentração do perfume, da química da sua pele, do clima, do calor ou da umidade. No entanto, hidratantes como alguns da Nivea ou CeraVe são perfeitos para aplicar esse truque ou prolongar a duração da sua fragrância favorita.