A morte de Robson Barros, ex-paquito conhecido como Rob, comoveu fãs da era de ouro da televisão infantil e também nomes que fizeram parte da trajetória de Xuxa. No último sábado (20), o ex-assistente de palco morreu aos 57 anos em decorrência de um câncer gastrointestinal. A notícia ganhou ainda mais repercussão após a manifestação de Marlene Mattos, ex-empresária de Xuxa, que usou as redes sociais para prestar uma homenagem tocante ao artista e compartilhar uma mensagem enviada à viúva dele, Luciana.
Figura central nos bastidores de programas como "Xou da Xuxa", "Xuxa Park" e "Planeta Xuxa", na Globo, Marlene revelou no Instagram que conversou com a viúva de Robson e se disse aliviada ao saber como foram os últimos momentos do ex-paquito. Na legenda da publicação, ainda deixou uma despedida curta, mas carregada de emoção: "Muita luz, Robson!"
Na mensagem enviada a Luciana e compartilhada por Marlene, a diretora e produtora falou sobre a dor da perda, mas também sobre o conforto de saber que Robson voltou para casa antes de morrer e não estava mais sofrendo. Em um dos trechos mais emocionantes do texto, ela definiu o ex-paquito como "um homem trabalhador, determinado, sonhador e gentil".
"Luciana, fiquei mais aliviada depois de falar com você e saber como foram os últimos momentos do Robson. Ele voltou para casa. Hoje não sente mais dor com certeza. Nós duas tivemos a honra de conviver com um homem trabalhador, determinado, sonhador e gentil. Vamos sentir saudades, mas Deus vai transformar essa saudade em lembranças e é certo que o teu marido, pai dos teus filhos, amigo de muitos amigos, inclusive meu, estará entre nós até o dia em que também faremos essa viagem e nos encontraremos em algum lugar. Um abraço forte. Deus esteja com você e teus filhos", escreveu Marlene.
A homenagem repercutiu entre admiradores da fase clássica dos programas de Xuxa, especialmente porque Robson fez parte de uma geração muito lembrada pelo público que cresceu acompanhando a apresentadora nas manhãs da televisão.
Na sua última entrevista, concedida em maio de 2020, no início da pandemia de Covid, durante uma live promovida por Andréa Sorvetão, Robson fez uma reflexão franca sobre o período em que viveu a fama e sobre a forma como encarava aquele momento da vida. Com bom humor, ele lembrou que o reconhecimento passa e que soube aproveitar a fase intensamente.
"Aprendi muito. Como lição de vida, eu diria que é bom abraçar as oportunidades. É preciso aproveitar da melhor forma. Chega uma hora que acaba. Tem uma hora que a fama acaba, isso é para todos. Acaba para todos, tirando o Roberto Carlos (risos). É passageira. As coisas passam. Ontem, éramos os galãzinhos. Hoje, sou avô. Aproveitei demais. Busco aproveitar da melhor forma com meus amigos e minha família", afirmou.
Outro assunto abordado foi a vida financeira na época em que trabalhava como paquito. Sem glamourizar o passado, ele explicou que o salário não transformava ninguém em milionário, mas era justo para o momento vivido e, principalmente, abria portas para o futuro.
"Não dava para ficar milionário. Era outra época. Fazíamos parte de uma equipe. Ganhávamos direitinho. O trabalho abriu muitas portas para a gente aprender, seguir uma carreira. A gente ganhava ok. Para a época, estava legal", disse.