Há exatos 21 anos, o Brasil perdia uma das maiores estrelas do cinema e da televisão: a atriz Miriam Pires morreu no dia 07 de setembro de 2004 por falência múltipla dos órgãos, causada por complicações de uma toxoplasmose. A artista estava no ar com a novela “Senhora do Destino” quando foi internada.
Miriam passou dois meses internada em uma clínica na Zona Sul do Rio de Janeiro. No caso da atriz, o cérebro foi afetado pela toxoplasmose. Segundo o Ministério da Saúde, é uma das zoonoses, doenças transmitidas por animais, mais comuns do mundo. Pode ser adquirida pela ingestão de água, alimentos de origem animal ou vegetal contaminados.
Segundo o médico Márcio Nucci, que cuidou de Miriam, ela sofria de linfoma há seis anos e, devido à medicação, teve baixa de imunidade, o que resultou a toxoplasmose. "O vírus alojou-se no cérebro e ela sofreu as conseqüências de uma pessoa da sua idade passar tanto tempo num Centro de Tratamento Intensivo", informou ele ao jornal Estadão.
Miriam interpretava Clementina, cozinheira e melhor amiga de Maria do Carmo (Susana Vieira), considerada a grande conselheira da família. No decorrer da trama, ela teria mais protagonismo, com o lançamento de um livro com suas receitas.
Com a internação e, meses depois, a morte da atriz, Aguinaldo Silva preferiu não abandonar a trama como forma de homenageá-la. O autor decidiu não matar a personagem e justificou o sumiço com uma viagem. Mesmo assim, ela ainda era citada com telefonemas e cartões-postais.
A atriz Cristina Mullins entrou na novela como Aurélia, filha de Clementina. Foi ela que encabeçou o livro “A Cozinha de Dona Clementina”. A veterana foi homenageada no capítulo do lançamento da obra.
"Ela foi um ícone da televisão brasileira. Mesmo sem ter sido protagonista soube tirar proveito de todos os seus personagens e a TV brasileira tem um pouco o rosto de Miriam Pires”, declarou Aguinaldo Silva em entrevista ao jornal Estadão.