'Terra Nostra' foi confirmada pela Globo como substituta de 'História de Amor' na Faixa Especial. Desde 2021 no ar, o novo horário vespertino de novelas incluirá pela primeira vez um folhetim das 20h/21h, sendo regularmente destinado a histórias mais leves, como das 18h e 19h.
Sucesso de 1999, a novela de Benedito Ruy Barbosa traz Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda como os sofredores protagonistas que lutam para se reencontrarem depois de muitas reviravoltas.
Para você já entrar no clima dessa grande produção que vai embalar suas tardes, o Purepeople preparou uma seleção de curiosidades dos bastidores. E aqui vai um spoiler: Nicolas Prattes fez sua estreia na TV justamente nessa novela, com apenas três anos, interpretando o filho dos protagonistas. Pesado para um debut, né? Confira agora as outras curiosidades imperdíveis:
Ana Paula Arósio estreou na Globo em 1998 com a inesquecível minissérie 'Hilda Furacão'. Seu talento fez a emissora apostar no protagonismo de uma novela das 20h. A jovem entregou profissionalismo como Giuliana e se tornou um dos maiores nomes da Globo, conquistando papéis de destaque em 'Um Só Coração', 'Esperança', 'Páginas da Vida' e 'Ciranda de Pedra', até sua saída da TV durante as gravações de 'Insensato Coração'.
Você sabia que quase existiu uma continuação de 'Terra Nostra'. Pois bem, inicialmente ela foi planejada para ter três fases, mas Benedito Ruy Barbosa decidiu encerrar a trama no início da Segunda Guerra Mundial. A nova novela, cujo título seria 'Terra Nostra 2', teria os descendentes de Matteo e Giuliana como destaques.
'Terra Nostra' seria idealizada depois de 'Os Imigrantes', novela que escreveu para a Band, em 1981. Na época, o autor recebeu milhares de cartas de testemunhos de imigrantes que construíram suas vidas no Brasil. Assim, surgiu a ideia da novela.
A cena em que o filho dos italianos Leonora (Lu Grimaldi) e Bartolo (Antonio Calloni) quase é jogado ao mar, pois na crença a criança está morta, vítima da peste, foi baseada na história de uma senhora idosa, que revelou ser a menina sobrevivente.
A embarcação onde passariam os primeiros capítulos se tornou um grande dilema. A equipe da Globo encontrou, com muito custo, o navio no sul da Inglaterra: o S.S. Shieldhall. As cenas foram realizadas na cidade portuária de Southampton, no sul da Inglaterra, de onde zarpou o Titanic, em 1912.
A menina Maria, filha de Giuliana, apegou-se à Ana Paula Arósio, passando a chamá-la de mãe. A criança era tão querida pelo elenco, que os atores se esforçaram para ensiná-la a andar, para que não saísse da novela após a passagem de tempo.
Em novembro de 1999, dois meses após estrear no Brasil, 'Terra Nostra' foi exibida na emissora portuguesa SIC. O folhetim foi vendido para mais de 80 países, como Colômbia, Croácia, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Israel, Itália, Letônia, Lituânia, Marrocos, Romênia e Sérvia.