Quem é Safonov, goleiro do PSG e 'carrasco' do Flamengo no Intercontinental? Com 1,92m, russo de 26 anos é visto como 'líder nato' e adora matemática e xadrez
Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 18:51
Por Pedro Henrique Cabo | Colaborador
Geek fashionista que canta 'Let It Go' no chuveiro, trata 'O Diabo Veste Prada' como religião e escolheu Piplup como seu inicial. Jornalista metido a designer, cinéfilo de Letterboxd e amante das artes.
Destaque do PSG, Matvey Safonov brilha nos pênaltis, decide a final do Intercontinental 2025 e selam o adeus do Flamengo ao sonho do bicampeonato mundial
Veja + após o anúncio

O nome de Matvey Safonov passou a chamar ainda mais atenção do público brasileiro após a final da Copa Intercontinental 2025, quando o Flamengo acabou derrotado pelo Paris Saint-Germain na disputa por pênaltis. Mas quem é o goleiro russo que brilhou nos momentos decisivos, tem 1,92m de altura, apenas 26 anos e ainda carrega a fama de “líder nato”, além de ser apaixonado por matemática e xadrez?

Uma final tensa e um nome decisivo

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, Flamengo no comando do Filipe Luís e PSG empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar da final da Copa Intercontinental. O time francês abriu o placar com Kvaratskhelia, enquanto o Rubro-negro buscou o empate com Jorginho, em cobrança de pênalti após falta de Marquinhos em Arrascaeta. A partida seguiu equilibrada, passou pela prorrogação e acabou decidida nas penalidades.

Foi aí que Safonov apareceu como protagonista. Na disputa por pênaltis, o goleiro do PSG defendeu cobranças importantes e ajudou a selar a vitória por 2 a 1, frustrando o sonho do bicampeonato mundial do Flamengo.

Veja + após o anúncio
Veja também
Esse detalhe na mansão de Arrascaeta, jogador do Flamengo, era para ser apenas um objeto de decoração na sala, mas é quase impossível de ignorar
Quem é o goleiro que não aceita ser coadjuvante

Contratado pelo Paris Saint-Germain por cerca de 20 milhões de euros, junto ao Krasnodar, Safonov não chegou à França disposto a fazer figuração. Nascido em 25 de fevereiro de 1999, curiosamente no mesmo dia que Gianluigi Donnarumma, ele vem ganhando espaço e respeito no elenco parisiense. O russo nunca se viu como reserva. “Eu nunca fui reserva”, teria afirmado a Aram Fundukyan, vice-presidente do Krasnodar.

'Ele é um líder nato', dizem os bastidores

A confiança não é gratuita. Em entrevista ao jornal L’Équipe, Fundukyan descreveu o goleiro como alguém com espírito de liderança desde muito jovem. “Ele é um líder nato”, afirmou. Segundo o dirigente, Safonov foi capitão de todas as equipes pelas quais passou desde os 12 anos, inclusive durante a campanha que levou o Krasnodar à Liga dos Campeões. A maturidade sempre foi um traço marcante. “Você é um senhor em corpo de jovem”, brincou o dirigente, em declaração reproduzida pelo portal Ligue 1.

Nem só de futebol vive Safonov

Antes de se firmar como goleiro profissional, Safonov teve uma formação esportiva diversificada, com passagens pela natação, pelo taekwondo e pelo basquete. Foi descoberto quase por acaso, quando olheiros do Krasnodar visitaram sua escola e perceberam seu porte físico e seus reflexos apurados. Fora de campo, ele também chama atenção pelo perfil intelectual. Segundo o levantamento publicado pelo Ligue 1, o goleiro é talentoso em matemática, apaixonado por xadrez e concluiu uma graduação de cinco anos em pedagogia, psicologia e comunicação.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana