A vereadora Ana Carolina Oliveira (PODE-SP), mãe de Isabella Nardoni, fez críticas públicas à série “Tremembé”, da Prime Video, que retrata o dia a dia de presos da penitenciária homônima. Entre eles, estão Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, condenados pelo assassinato da menina de 5 anos.
Em nota enviada ao portal Splash, do UOL, Ana, que pediu a expulsão de uma participante de “A Fazenda”, afirma que não irá assistir à série e defende a necessidade de “leis mais firmes, respeito à dor das vítimas e o compromisso de não transformar tragédias reais em entretenimento”.
Ana, por meio de sua assessoria, critica a espetacularização do crime e pede mais respeito às vítimas. “A posição dela é de reflexão e respeito — não apenas pelo caso retratado, mas por todas as vítimas que, muitas vezes, acabam sendo esquecidas enquanto criminosos voltam aos holofotes", completa.
O assassinato de Isabella aconteceu em 2008. 17 anos depois, Anna e Alexandre estão em regime aberto.
Por se tratar de um tema delicado, a Amazon teve esforço redobrado no roteiro. Segundo informações do colunista Gabriel Vaquer, do jornal Folha de São Paulo, a plataforma montou um esquema especial para evitar processos dos criminosos citados e seus familiares.
Um corpo jurídico ficou incumbido de se debruçar sobre o roteiro e auxiliar escritores sobre como desenvolver a história sem criar riscos de processos. As cenas que receberam mais atenção foram as de Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, os principais destaques da produção.