'Saramandaia': conheça as dublês de Vera Holtz e Chandelly Braz na trama das 23h
Publicado em 30 de junho de 2013 12:30
Por Laís Fernandes
"Saramandaia" está de volta à TV após 37 anos. No ar no horário das 23h na TV Globo, a novela traz às telinhas personagens memoráveis como Dona Redonda, João Gibão e Zico Rosado. Na nova versão, Vera Holtz interpreta a comilona que está a ponto de explodir, enquanto Sérgio Guizé voa e José Mayer solta formigas pelo nariz. Porém, para toda esta fantasia acontecer, uma equipe de dublês precisa entrar em cena longe dos olhos dos telespectadores. Para dar vida à Dona Redonda, Vera Holtz já revelou, em conversa com o Purepeople, demorar cerca de quatro horas para se caracterizar na obesa de 250kg. Devido a demora, a atriz ganhou uma dublê para as cenas de longa distância. Jayla Leonar atua pela primeira vez na TV e, de cara, recebeu a responsabilidade de ser a senhora que explodirá em praça pública de tanto comer. Descoberta por uma agência após participar do programa "Casseta & Planeta", ela vai ao Projac de duas a três vezes por semana para as gravações. "Eu fiz uma seleção e fui esco
Jayla Leonar é dublê de Dona Redonda, interpretada por Vera Holtaz, em 'Saramandaia', novela das onze da TV Globo
Por demorar quatro horas para se arrumar, Vera Holtz precisou de uma dublê para algumas cenas
A dublê Jayla Leonar fez a cena em que Dona Redonda estoura uma bola com o pé no lugar de Vera Holtz
Jayla Leonar, que também é dançarina de funk, demora cerca de uma hora para se tranformar em Dona Redonda
Jayla Leonar posa com o cachorro de Dona Redonda nos bastidores na 'Saramandaia'
Roberta Uchôa tem 10 anos de profissão e já participou de várias novelas na TV Globo. Na foto, a atriz atua em 'Gabriela'
Em 'Saramandaia', Roberta Uchôa interpreta Marcina Moreira, personagem que pega fogo quando sente desejo
Roberta Uchôa substitiu Regiane Alves em cena de atropelamento, em 'Sangue Bom'
Roberta Uchôa foi dublê de Glória Pires na novela 'Insensato Coração'
Roberta Uchôa também foi dublê de Mariana Ximenes em uma cena de 'Guerra dos Sexos'
Roberta posa ao lado de Cláudia Raia nos bastidores de 'TiTiTi'
Veja + após o anúncio

"Saramandaia" está de volta à TV após 37 anos. No ar no horário das 23h na TV Globo, a novela traz às telinhas personagens memoráveis como Dona Redonda, João Gibão e Zico Rosado. Na nova versão, Vera Holtz interpreta a comilona que está a ponto de explodir, enquanto Sérgio Guizé voa e José Mayer solta formigas pelo nariz. Porém, para toda esta fantasia acontecer, uma equipe de dublês precisa entrar em cena longe dos olhos dos telespectadores.

Para dar vida à Dona Redonda, Vera Holtz já revelou, em conversa com o Purepeople, demorar cerca de quatro horas para se caracterizar na obesa de 250kg. Devido a demora, a atriz ganhou uma dublê para as cenas de longa distância.

Jayla Leonar atua pela primeira vez na TV e, de cara, recebeu a responsabilidade de ser a senhora que explodirá em praça pública de tanto comer. Descoberta por uma agência após participar do programa "Casseta & Planeta", ela vai ao Projac de duas a três vezes por semana para as gravações.

"Eu fiz uma seleção e fui escolhida por ter o tom de pele da Vera Holtz. E ela está sendo maravilhosa comigo. Como é a primeira vez em que eu trabalho com novela, ela me dá várias dicas", conta Jayla, que deixou de fazer a cirurgia de redução de estômago para trabalhar em "Saramandaia", adaptação da obra de Dias Gomes.

A atriz, que também é dançarina de funk do MC Serginho, participa de poucas cenas da novela.

"Eu gravo pouco porque a Vera está muito entregue ao papel, ela faz todas as cenas. Eu fico mais para apoio, faço as cenas mais de longe ou que sejam difíceis para a Vera por causa do peso do figurino. Por exemplo, a cena em que Dona Redonda estoura uma bola com o pé foi complicada pra ela e eu que fiz", explica Jayla, que, diferentemente de Vera Holtz, demora apenas uma hora para se arrumar. "Por eu já ser gordinha, coloco apenas mais um pouco de enchimento na barriga e no peito".

Jayla é a chamada dublê de corpo. Para as cenas de ação, Vera Holtz é substituída pelo ator Júnior Capeta. E em "Saramandaia", o que não faltam são momentos de ação. Marcina Moreira, interpretada por Chandelly Braz, pega fogo quando sente desejo. As chamas não são cenográficas e para viver a personagem neste momento entra em cena mais um dublê da produção. Diferentemente de Jayla Leonar, Roberta Uchôa tem 32 anos, sendo dez de profissão. Mas mesmo já sendo experiente, ela conta que está superanimada com o trabalho.

"É um produto maravilhoso. É muito louco tudo o que acontece na trama", conta Roberta, que fez parte da equipe de várias novelas, como "TiTiTi", "Morde e Assopra" e "Passione", na qual fez dublê de Mariana Ximenes em uma cena de incêndio. Há pouco tempo, ela também substituiu Regiane Alves em um atropelamento , em "Sangue Bom".

Na novela das onze, Roberta participa de todas as cenas de ação, mas admite que pegar fogo é realmente a mais difícil, pois é necessário ter muito cuidado durante as gravações.

"Eu coloco um aparelhinho por baixo da roupa, que tem uma chapa amarrada na perna. Quando ela encosta no tecido, saem as labaredas. Mas a roupa é encharcada com um gel para que o fogo se mantenha no pano. Assim eu consigo ficar, mais ou menos, cinco segundos pegando fogo. Tem todo um cuidado a mais", explica a dublê, que, para colocar todo o equipamento e o figurino, demora cerca de 15 minutos.

Ela também substitui Débora Bloch e Leandra Leal nas cenas de ação. Roberta entra no lugar de Bloch quando sua personagem atua com o vampiro Professor Aristóbulo Camargo, interpretado por Gabriel Braga Nunes. "Ele entra no personagem e me ajuda muito nas cenas. É um ótimo profissional. Fizemos outros trabalhos juntos", conta Roberta, que está gravando há dois meses e ainda tem mais três pela frente. "É muito trabalho, mas 'Saramandaia' é incrível".

(Por Laís Fernandes)

Sobre
Novela Saramandaia
Novela Saramandaia
Ricardo Linhares sobre horário de 'Saramandaia': 'O público nunca sabia. Nem eu'
28 de setembro de 2013 07:25
Último capítulo de 'Saramandaia': após se casar com Gibão, Marcina leva um tiro
27 de setembro de 2013 15:44
Sérgio Guizé, o Gibão de 'Saramandaia', não se acha galã: 'Símbolo sexual? Não!'
23 de setembro de 2013 14:46
Após a explosão de Redonda, Bitela (Vera Holtz) aparece em 'Saramandaia'
12 de setembro de 2013 15:24
Todos os itens
Palavras-chave
TV Principais notícias Famosos brasileiros Novelas
Sobre o mesmo tema
Qual é a história de 'Hercai: Amor e Vingança'? Conheça a trama da novela turca que tem atormentado 'Renascer'
Qual é a história de 'Hercai: Amor e Vingança'? Conheça a trama da novela turca que tem atormentado 'Renascer'
15 de abril de 2024
'Celebre'! Conheça a linha de perfumes mais fresca e potente do Boticário que quase ninguém conhece
'Celebre'! Conheça a linha de perfumes mais fresca e potente do Boticário que quase ninguém conhece
14 de novembro de 2023
Notícias similares
Xamã nu em 'Renascer': cantor protagoniza cenas quentes na novela, mostra demais e rouba a cena com corpo definido: 'Gostosíssimo'
Xamã nu em 'Renascer': cantor protagoniza cenas quentes na novela, mostra demais e rouba a cena com corpo definido: 'Gostosíssimo'
20 de fevereiro de 2024
Lilia Cabral protagoniza barraco nos bastidores de 'Fuzuê', diz colunista: 'Deu um ataque e começou a gritar'
Lilia Cabral protagoniza barraco nos bastidores de 'Fuzuê', diz colunista: 'Deu um ataque e começou a gritar'
8 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias