Conheça 1ª candidata trans do Miss RJ, Náthalie Oliveira:'Sei da minha história'
Publicado em 22 de janeiro de 2019 17:47
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Em entrevista ao Purepeople, a jovem, representante do município de Bom Jardim, conta que começou nos concursos de beleza para conseguir a cirurgia de redesignação sexual e, quase quatro anos depois dela, traz as questões sobre representatividade em seu canal no Youtube. 'Senti que precisava ficar mais fortalecida para fazer isso. Nos comentários, vejo que as pessoas precisam de alguém por elas, começaram a se juntar para me apoiar', afirma. Confira também as demais candidatas ao título de Miss Rio de Janeiro Be Emotion na galeria!
Conheça 1ª candidata trans do Miss RJ, Náthalie Oliveira, em entrevista ao Purepeople nesta terça-feira, dia 22 de janeiro de 2019
Náthalie Oliveira participou por 3 anos do Miss T Brasil: 'Me inscrevi para participar por conta da cirurgia que era prêmio do concurso'
Náthalie fala sobre a experiência do Miss T: 'Naquela época, eu ainda não entendia muito esse universo de miss, mas queria insistir. Em 2013 participei sem êxito, em 2014, fui um pouco melhor colocada e, em 2015 venci o concurso'
Náthalie Oliveira representa o município de Bom Jardim, do interior do Rio de Janeiro
Náthalie Oliveira começou a transição com 14 anos: 'Foi difícil, até porque eu não tinha inspiração e também não sabia o que eu era'
Náthalie Oliveira representa o município de Bom Jardim, no interior do Rio, no concurso Miss Brasil Be Emotion 2019
'Não gosto de me omitir, porque sei da minha história, das minhas dificuldades e tudo que eu fiz para estar aqui', afirma Náthalie Oliveira
Thainá Oliveira, de 25 anos, mede 1,79m e é a representante de Teresópolis
A candidata de Niterói é Milena Freitas Loiola Azevedo, de 18 anos e 1,80m
Natural de São Pedro da Aldeia, Raquel Vieira Garcia representa o município no Miss RJ: ela tem 23 anos e 1,75m.
Stephanie Verissimo é a Miss Rio Das Ostras, tem 22 anos e mede 1,60m
Marcelle Sinhorinho é a Miss Cantagalo, tem 24 anos e 1,67m de altura
Adriana Yanca vai disputar o Miss RJ como a representante de Nova Iguaçu: ela tem 22 anos e 1,79m
Lana Silva, de 21 anos e 1,75m representa o munícipio de Angra dos Reis
O município de Rio de Janeiro é representado por Daniela Magalhães, de 25 anos e 1,70m
A Miss Karine Matos representa Duque de Caxias: ela tem 25 anos e 1,70m
Miss Resende, Esthefane Souza tem 22 anos e 1,70m
Representante de Búzios, Kathllen Silva tem 19 anos e 1,65m de altura
Miss Barra Mansa, Isadora Meira tem 25 anos e 1,74m
Miss Volta Redonda, Melissa Amorim tem 20 anos e 1,70m
Veja + após o anúncio

A diversidade vem ganhando espaço nas passarelas e os concursos de beleza também estão a incorporando cada vez mais: prova disso é a estreia de uma candidata trans no Miss Rio de Janeiro Be Emotion 2019. Náthalie Oliveira, de 24 anos, é a representante do município de Bom Jardim, no interior do estado, e também faz sua estreia em concursos com mulheres cis (designação usada quando a pessoa se identifica com o gênero que nasceu). Em conversa com o Purepeople, ela conta sua trajetória até o momento atual. "Comecei em 2013, através do Miss T Brasil, voltado para meninas trans. Me inscrevi para participar por conta da cirurgia que era prêmio do concurso, a participante que vencesse teria direito à cirurgia de CRS, de readequação sexual. Naquela época, eu ainda não entendia muito esse universo de miss, mas queria insistir. Em 2013 participei sem êxito, em 2014, fui um pouco melhor colocada e, em 2015 venci o concurso", afirma Náthalie.

Educação ajudou a quebrar barreiras

Uma das inspirações para Náthalie foi a espanhola Angela Ponce, primeira candidata trans a concorrer ao Miss Universo. "Infelizmente ela não venceu, mas a gente entende que a Miss Filipinas estava mais preparada naquele momento. Inclusive, foi através da participação dela que eu arrisquei a minha participação no concurso Miss Rio de Janeiro Be Emotion, porque não saberia que iriam aceitar", relata. O processo de transição de gênero - já retratado na dramaturgia com o personagem Ivan da novela "A Força do Querer" - de Náthalie começou na adolescência, depois que ela ganhou por três anos consecutivos as olimpíadas de matemática da escola e levou para casa 3 notebooks. "Quando eu completei 14 anos e comecei a minha transição, sai da igreja, porque era muito tradicional, cheia de doutrinas, como mulheres de um lado e homens do outro", afirma a candidata. Outra questão que Náthalie enfrentou de frente foi crescer em uma cidade do interior: "Foi difícil, até porque eu não tinha inspiração e também não sabia o que eu era. Conforme o tempo foi passando, fui descobrindo outras histórias, outras sexualidades, até então achava que eu pudesse ser gay, que eu acho que pode ser uma percepção comum de toda menina trans que não tem informação. Mas eu via que faltava algo em mim e não tinha acesso a internet, celular, nada disso, por ser de família humilde".

Náthalie tem canal com mais de 15k inscritos

A falta de informação no passado e o desejo ajudar pessoas que não se identificavam com sua identidade de gênero. "No início, a gente erra muito com uma série de transformações que você quer que sejam imediatas. Pra quem é de cidade de interior e as pessoas não sabem como ajudar, fica realmente mais difícil", pondera. Com mais de 15 mil inscritos no Youtube (com o canal Princess Online) e 20 mil seguidores no Instagram, ela viu suas redes bombarem desde que anunciou a participação no concurso de beleza. "Comecei há um ano, porque senti que precisava ficar mais fortalecida para fazer isso. Nos comentários, vejo que as pessoas precisam de alguém por elas, começaram a se juntar para me apoiar. A gente sabe a nossa situação política e social agora. Acho que elas se viram representadas e se uniram", afirma Náthalie, que, se ganhar a fase estadual vai concorrer ao título de Miss Brasil, atualmente com a manaura Mayra Dias, destacando questões abordadas na web: "Contei da minha cirurgia, da minha hormonoterapia, sobre preconceito..."

'Não gosto de me omitir', afirma jovem

Com o apoio dos familiares, Náthalie afirma que a aproximação dentro de casa acontece aos poucos. "A minha mãe foi percebendo que aquela realidade da igreja não condizia mais com o que a vida dela e se afastou, vai quando quer. Meu pai de início não aceitou, mas eu fui sendo reconhecida, fui conquistando meu espaço... Acho que ele tinha medo de como ia ser para mim esse momento. Hoje em dia, me dou bem com os dois e considero a minha mãe minha melhor amiga", disse sobre os pais, Marly e Darlei. E, se depender dela, ainda vamos ouvir muito falar de diversidade: "Não gosto de me omitir, porque sei da minha história, das minhas dificuldades e tudo que eu fiz para estar aqui. Sou a favor de que as pessoas sejam ativas na causa, mas entendo as pessoas que não são".

(Por Marilise Gomes)

Palavras-chave
Entrevista Mulher Premiação
Sobre o mesmo tema
Nova namorada de Cauã Reymond já foi miss e é cirurgiã-dentista: conheça Luiza Watson e saiba detalhes do namoro!
Nova namorada de Cauã Reymond já foi miss e é cirurgiã-dentista: conheça Luiza Watson e saiba detalhes do namoro!
28 de novembro de 2023
Carnaval do RJ tem Paolla, Brunna Gonçalves, Vivi Araújo e mais! Quais famosas desfilaram na 1ª noite do Grupo Especial?
Carnaval do RJ tem Paolla, Brunna Gonçalves, Vivi Araújo e mais! Quais famosas desfilaram na 1ª noite do Grupo Especial?
12 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Angélica não foge de polêmica e se posiciona sobre aborto na TV: 'É importante não misturar religião'
Angélica não foge de polêmica e se posiciona sobre aborto na TV: 'É importante não misturar religião'
12 de dezembro de 2023
Onça no carnaval 2024, Paolla Oliveira entrega forte dificuldade com fantasia no desfile da Grande Rio: 'Eu não...'
Onça no carnaval 2024, Paolla Oliveira entrega forte dificuldade com fantasia no desfile da Grande Rio: 'Eu não...'
13 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de  'A Grande Conquista 2'
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de 'A Grande Conquista 2'
23 de abril de 2024
Últimas Notícias