[ALERTA: o texto a seguir pode conter gatilhos para vítimas ou pessoas sensíveis a assuntos relacionados a abuso sexual]
Alice Wegmann abriu o coração sobre o abuso sexual que sofreu em recente entrevista ao jornal O Globo. A atriz, que, atualmente, pode ser vista como a Solange Duprat de “Vale Tudo”, revelou que uma outra personagem a ajudou a lidar com o trauma.
“Pude fazer a Carolina, na série ‘Justiça 2’, que vivia um abuso intrafamiliar do tio. Era o personagem do Murilo Benício, que foi grande parceiro. Apesar de ser uma história pesada, a gente conseguia dar risada junto no intervalo. Eu me sentia segura, acolhida. Recebia mais de 20 mensagens diariamente de mulheres e homens contando casos pessoais sobre os quais nunca tinham falado e que a série os ajudou a enxergar. Falar e buscar ajuda te dá uma estrutura. A série veio num lugar de cura para mim”, afirmou Alice durante participação no videocast “Conversa vai, conversa vem”.
Apesar disso, foi um processo que também despertou gatilhos em Alice. “Tinha dias que o meu corpo doía inteiro, eu ficava mal. Fico até emocionada de contar (os olhos se Alice se enchem de lágrimas). Foi um trabalho que mudou minha vida, em que vivi esse processo de entendimento e de cura, de olhar para aquilo e saber que aquela história da Carolina também tinha sido um pouco a minha. Não no lugar do tio... Mas que vivi isso de alguma forma e muitas outras mulheres também. E aí existe o lugar de entender o poder genuíno da arte como cura”, refletiu.
Alice ainda admitiu que o abuso causou impacto em sua vida sexual. “Fui redescobrir meus prazeres depois de longo tempo. Muitas vezes, você liga o sexo à culpa. Não se permite viver o prazer por conta disso. O que eu falo de roubarem o seu desejo, seu poder com o próprio corpo, é isso, ser dona dele. Porque alguém te tirou esse poder. É o que acontece com nós mulheres”, pontuou.
Quem nunca teve uma amiga traíra? A situação é tão comum que nem mesmo Alice se livrou. Em recente entrevista ao jornal Extra, a atriz revelou que já passou por cenário parecido com o de Solange Duprat.
“É muito decepcionante... Acho que foi quase mais doído do que ser enganada por namorados. Na vida, costumo colocar as amizades no topo das coisas mais importantes. Eu coloco as amizades entre as coisas mais importantes da minha vida. Talvez porque eu nunca tenha vivido um casamento, de fato”, afirmou a atriz.