Scott Mautz é palestrante, treinador e instrutor do LinkedIn Learning. Mas, acima de tudo, ele é especialista em força mental. Quando falamos de força mental, nos referimos à capacidade de regular nossas emoções, pensamentos e comportamentos da maneira mais produtiva possível, mesmo nos momentos mais desafiadores.
A força mental nos ajuda a adotar diferentes perspectivas e a tomar decisões que nos trazem alegria, mesmo quando emoções e pensamentos negativos nos dominam. Essa alegria, que o especialista chama de "faíscas de felicidade" em seu livro "O Líder Mentalmente Forte", nos ajuda a "prosperar apesar dos desafios, distrações e eventos avassaladores da atualidade", afirmou ele à CNBC.
O que distingue uma pessoa mentalmente forte é que ela consegue acender essa chama de força interior através de uma conversa interna positiva, que sempre inclui as cinco frases a seguir. Se você as incorporar ao seu vocabulário, estará mais perto de alcançar o bem-estar e viver uma vida mais plena graças à sua própria força interior.
“Não existe um caminho perfeito”: Todos podemos duvidar das decisões que tomamos, mas quando nos concentramos no que poderia ter sido ou nas reviravoltas inesperadas da vida, “podemos ficar presos em um ciclo negativo”, como explica Mautz. “É mais fácil encontrar alegria quando aceitamos o caminho imperfeito e superamos os obstáculos que surgem.”
“Não é o que eu perdi, é o que eu ainda tenho”: Quando passamos por momentos difíceis, podemos cair na armadilha de focar no que perdemos em vez do que ainda temos. A prática consciente da gratidão melhora o bem-estar e continuar a praticá-la mesmo nos piores momentos é a chave para a felicidade.
“A adversidade não gera consequências”: Essa frase proposta por Mautz é inspirada no modelo ABC da terapia cognitivo-comportamental. "A ideia é lembrar que a adversidade não significa automaticamente resultados negativos", explica o especialista. Se pensarmos na adversidade não como algo que gera resultados, mas sim como nossas reações a ela, enfrentaremos o que nos acontece de forma proativa.
"Deixe estar": O ato de simplesmente deixar as coisas acontecerem nos permite "usar uma forma de aceitação cognitiva", explica o especialista. Não se trata de eliminar o que está acontecendo com você ou ignorá-lo, mas envolve reconhecer e aceitar que suas emoções são reações legítimas, sem permitir que elas o controlem, concentrando-se em como seguir em frente de forma produtiva. Deixamos estar, mas avançamos durante o processo.
“Visão geral, pequenos passos”: É incrivelmente fácil perder a perspectiva quando nos deparamos com qualquer obstáculo. Muitas vezes, nos desesperamos diante de um problema e paramos de enxergá-lo em perspectiva e exageramos sobre sua magnitude. Em outras palavras, enxergamos a situação de uma perspectiva global e percebemos que, no contexto geral, esse problema não é tão enorme assim.
Não é que os problemas não existam, nem que as adversidades não sejam terríveis. Mas se as encararmos com uma perspectiva positiva e usarmos nossa força mental, perceberemos que a jornada se torna muito mais produtiva. Como disse Mary Poppins, "uma colherada de açúcar ajuda o remédio a descer mais fácil". Essas frases são o açúcar que nos ajudará a engolir qualquer obstáculo com uma atitude mais otimista.
player2