O velório de Preta Gil emocionou todo o Brasil na última sexta-feira, dia 25 de julho. Morta no dia 20, quando estava prestes a retornar para o Brasil já com a notícia de que não teria mais cura, a despedida da filha de Gilberto Gil reuniu diversos famosos, a maioria usando roupas brancas, e rendeu homenagens na web.
Em um post feito no X, antigo Twitter, um internauta comentou que o funeral da cantora foi da forma que ela queria: desde música até uma briga entre populares que estavam no Theatro Municipal e viralizou na web e até o flagra de uma fã acompanhando seu cortejo com uma lata de cerveja na mão:
"Nossa o velório da Preta Gil saiu exatamente como ela queria né meninas, teve gente chorando, teve barraco de pai de santo, tem uma diva com sua boa cerveja atrás do cortejo, o povo tocando percussão! Um funeral ICÔNICO para uma ICÔNICA mulher, vai com Deus mulher", comentou ele. E quem citou a publicação em uma resposta foi ninguém menos que Ju de Paulla, uma das melhores amigas da artista que estava com ela em seus últimos momentos.
Em resposta ao fã, Ju comentou que os amigos e familiares procuraram atender todos os desejos feitos por Preta antes de sua morte. De acordo com Ju, a cantora já vinha comentando sobre o assunto desde que descobriu a metástase, em agosto de 2024, poucos meses após o primeiro tratamento:
"Logo assim que a preta descobriu que o câncer tinha voltado, ela falava muito que ia morrer (justo todo o medo). Um dia em casa com ela eu gravei o vídeo dela dizendo como ela queria que fosse o funeral e ontem a gente fez tudo que ela queria", começou relatando a amiga, fotografada chorando muito diante de seu caixão.
De acordo com Ju de Paulla, o único desejo de Preta Gil que não deu para ser realizado foi justamente por questões burocráticas: "O que não deu pra fazer foi por questões burocráticas que levavam tempo pra resolver, mas de resto o povo fez! Esse relato daqui, com tudo isso acontecendo, foi nada mais o que ela queria e o que ela gostava, ela organizando a confusão, todo mundo misturado, música, cerveja, multidão! Nada mais Preta que isso", acrescentou.
Logo que sua morte foi divulgada, uma entrevista passada da cantora ao canal 'Põe na Roda' voltou a viralizar, onde ela dizia que queria que seu corpo fosse levado por um trio elétrico enquanto Ivete Sangalo cantava em cima do carro, usado tradicionalmente no Carnaval: "O meu funeral eu já falei, eu quero que seja uma micareta real. Se Ivete [Sangalo] for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio", disse Preta Gil Preta na ocasião.
player2