A novela "Rainha da Sucata" voltou à programação da Globo para uma segunda exibição no "Vale a Pena Ver de Novo" deixando no ar a pergunta: "em que ano passou a novela 'Rainha da Sucata' pela primeira vez? A história de Silvio de Abreu foi a primeira do autor na faixa das oito/nove, contou com Antonio Fagundes vivendo o divertido professor gago Caio, e teve Daniel Filho como o principal vilão, Renato Maia.
Primeira novela daquela faixa ambientada em São Paulo, "Rainha da Sucata" foi exibida quando? O primeiro capítulo foi ao ar em 2 de abril de 1990 e o último, em 26 de outubro de 1990. Tão curiosas quanto à dieta que Claudia Raia fez às pressas para emagrecer após ter ganho peso para viver a bailarina "das coxas grossas" Adriana, é saber que 19 programas que a Globo exibia na semana de estreia de "Rainha da Sucata" ainda estão no ar mais de 35 depois.
Quer saber quais? O Purepeople te conta em mais uma viagem pela história da TV.
Vamos começar por parte no domingo dia 1º de abril, véspera da estreia de "Rainha da Sucata". Naquele dia, a Globo transmitiu 16 programas, desses somente seis estão no ar até hoje: "Santa Missa", "Globo Rural", "Temperatura Máxima", "Fantástico", "Esporte Espetacular" (então na faixa noturna) e "Domingo Maior". Entre o meio da manhã e o começo da tarde, a grade era tomada de seriados e desenhos como "Alf" e "Disneylândia".
Já o primeiro capítulo de "Rainha..." entrou no ar às 21h05 após o "Momento da Copa (do Mundo)". Naquela época, o jornalismo matinal ocupava apenas 1h, das 7h às 8h, contra as 5h30 dos dias de hoje; o "Jornal Hoje" não tinha nem 30 minutos; sequer havia o "RJ1" e seus similares na hora do almoço; e o "Globo Esporte" somava só 5 minutos.
A "Sessão da Tarde" já dava as caras na programação vespertina, onde "A Volta do Rin Tin Tin" era atração na "Sessão Aventura", enquanto Xuxa liderava o seu "Xou" por 5h de segunda a sábado. A novela das seis era "Gente Fina" e a das sete, "Top Model". Considerando os programas fixos diários, nove seguem na grade 35 anos depois:
"Bom Dia Rio", "Bom Dia Brasil", "Globo Esporte", "Jornal Hoje", "Vale a Pena Ver de Novo", "Sessão da Tarde", "RJTV", "Jornal Nacional" e "Jornal da Globo". Em relação à linha de shows, "Tela Quente" era a atração de segunda-feira; na terça, a série "Delegacia de Mulheres" e o "Globo Repórter" (sim, não era na sexta).
A quarta abrigava o "Cinema Especial", a quinta-feira, a "TV Pirata" e a primeira versão do "Linha Direta", e a sexta-feira, o "Chico Anysio Show". No sábado, a faixa da tarde tinha desde o pouco lembrado "Esporte 90" a séries, passando pelo "Vídeo Show". Após a novela das oito/nove, a atração era o "Supercine", único sobrevivente junto do "Corujão". Lembrando que esse levantamento só inclui os atuais programas fixos.
player2