"Rainha da Sucata" foi a escolha da Globo para substituir a partir de novembro "A Viagem" no "Vale a Pena Ver de Novo". Novela de 1990, cheia de bordões, que marcou a estreia de Claudia Raia e Silvio de Abreu na faixa das oito (hoje das nove), e primeira daquele horário a ser ambientada em São Paulo, a trama já havia sido reprisada na sessão vespertina em 1994 e em 2013 no Viva (rebatizado em 2025 para Globoplay Novelas).
No folhetim, a atriz deu vida à bailarina Adriana, fez par com Antonio Fagundes (o professor gago Caio), e surgiu nos primeiros capítulos com 11 quilos a mais após um pedido do autor, segundo ela. Alvo de pesados ataques por conta do peso (74kg), Claudia se internou por três dias em um spa em Gramado, cidade da serra do Rio Grande do Sul e perdeu 10 quilos em apenas três semanas.
Mas qual foi a dieta que a atriz fez e que levou a se livrar de tanto peso em poucos dias? O Purepeople volta a junho de 1990 para te contar!
A receita simples foi ministrada pelo homeopata Francisco Trotte Filho, que já havia ajudado Claudia a ganhar peso. Especialista em nutrição e metabologia, o profissional indicou uma alimentação frugal, onde peixes e aves eram consumidos sem as peles. Além das carnes brancas, um composto farmacêutico à base de plantas, relatou o "Jornal do Brasil".
As refeições eram realizadas em pouca quantidade e não havia consumo de água durante a comida, sendo liberada após um período que poderia variar de 30 a 60 minutos. Na época, a artista tinha o dia da "desintoxicação da dieta", onde, ao longo do dia, eram permitidos desde suco de laranja com iogurte batido a queijo e presunto, passando por frutas alcalinas (como o melão, mamão, banana - escolhida por Lorena Improta na segunda gravidez para combinar com leite em pó - e melancia).