Como escolher e aplicar a base de make na pele oleosa e evitar o brilho no rosto
Publicado em 2 de agosto de 2019 11:00
Por Purepeople
Se você tem a pele oleosa e procura pela base de maquiagem perfeita, chegou ao lugar certo: nós reunimos algumas dicas do que a base precisa ter para fixar por horas no rosto sem desmanchar ou derreter, e ainda driblar aquele brilho excessivo e característico desse tipo de pele. Confira!
Descubra como escolher e aplicar a base de maquiagem na pele oleosa para um acabamento perfeito
A base de maquiagem para pele oleosa deve ter efeito matte e ser 'oil-free'
Saiba os tipos de base para evitar o brilho na pele oleosa
A base de maquiagem para pele oleosa pode ser de qualquer textura. O importante é que seja livre de óleos e tenha efeito matte
O ideal é aplicar a base de maquiagem na pele oleosa com pincel duo-fibra
A base de maquiagem nas peles oleosas pode ter cobertura média ou alta e efeito matte
A pele oleosa tem mais óleos, poros dilatados e costuma ter acne. Confira a melhor base de maquiagem para esse tipo de pele
Saiba o que uma base de maquiagem para pele oleosa precisa ter!
Veja + após o anúncio

A pele oleosa é aquela tem brilho excessivo e textura "gordurosa", principalmente na Zona "T", ou seja, testa, nariz e queixo, por conta da alta produção de óleo. Por isso, é comum que a make derreta antes do esperado ou que a oleosidade apareça no rosto em poucas horas. Mas a boa notícia é que uma boa base de maquiagem pode deixar a pele oleosa mais sequinha e com uma cobertura perfeita por horas! A dica? Escolher as que tenham textura e fórmulas que se encaixam as necessidades da pele oleosa. Além disso, saber o jeito certo de aplicá-la é essencial. Aprenda com a gente:

Base para pele oleosa deve ser 'oil-free' e ter efeito matte

Antes de escolher a textura da base - líquida, em pó, em bastão - é importante que a base para a pele oleosa seja "oil-free", ou seja, livre de óleos, e que tenha acabamento matte. Essas duas funções são superfáceis de serem encontradas e vêm indicadas nas embalagens. Escolher uma base "oil-free" é essencial para não agravar o efeito gorduroso na pele e nem entupir os poros, enquanto o efeito matte é o que vai deixar a pele sem brilho e mais sequinha por horas.

Cobertura baixa, média ou alta? Qual escolher?

Outro detalhe a se levar em conta na hora de escolher a base é observar a cobertura. No mercado de beleza, existem bases de cobertura baixa, média e alta, e não existe uma regra para que elas sejam usadas em cada tipo de pele: o que você deve levar em conta é o efeito que você pretende alcançar. As bases de baixa cobertura cobrem menos as imperfeições do rosto e costumam ser usadas por quem tem a pele normal, mas podem ser usadas em qualquer pele. Já as bases de média e alta cobertura são queridinhas de quem tem a pele oleosa porque conseguem cobrir melhor as imperfeições, como poros dilatados e marcas de acnes, características comuns da pele oleosa.

Base de textura leve e cobertura média garante acabamento natural

Uma base de cobertura alta e muito densa, por mais que cubra as imperfeições da pele acneica, também pode deixar a make com um aspecto artificial e pesado, além de marcar as linhas finas da face, como aquelas embaixo dos olhos. Por isso, o ideal é procurar fórmulas que sejam fluidas: por mais que a cobertura seja alta ou média, há produtos mais líquidos e que espalham melhor no rosto.

Como aplicar a base de make na pele oleosa

Agora que você já sabe o que uma base para pele oleosa precisa ter, saiba que o jeito que você aplica o produto no rosto faz toda a diferença no acabamento. Antes de tudo, você deve aplicar a base na pele limpa, depois de ter removido restinhos de make anterior e ter usado sabonete para pele oleosa. Com a pele limpa, aplique um primer para fechar os poros dilatados e, só então, aplique a base. Vale aplicá-la com um pincel duo-fibra ou esponjinha, em vez de usar os dedos, porque o calor das mãos pode aumentar a oleosidade. Outra dica para evitar que a base derreta ou craquele é fazer muitas camadas de base. Se uma camada não cobrir todas as imperfeições, a dica é usar o corretivo apenas nas áreas que precisar de retoques. Depois, se sentir necessidade, aplique um pó compacto ou translúcido para evitar o brilho ao longo do dia.

(Por Beatriz Doblas)

Palavras-chave
Beleza Maquiagem Pele Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Nada de espinha: o que evitar quando se tem pele acneica? Saiba quais dicas e produtos que combatem a acne
Nada de espinha: o que evitar quando se tem pele acneica? Saiba quais dicas e produtos que combatem a acne
26 de abril de 2024
3 dicas infalíveis para cuidar da pele queimada de sol e evitar o temido ardido
3 dicas infalíveis para cuidar da pele queimada de sol e evitar o temido ardido
4 de fevereiro de 2024
Notícias similares
'Estou um MONSTRO'! Grávida, Virginia Fonseca posa sem maquiagem e aparência natural chama atenção: 'Quem achar ruim dane-se'
'Estou um MONSTRO'! Grávida, Virginia Fonseca posa sem maquiagem e aparência natural chama atenção: 'Quem achar ruim dane-se'
21 de maio de 2024
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
31 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias