Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Últimos stories
Sertanejo
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Malhação - Viva a Diferença
Novela Totalmente Demais
Novela Êta Mundo Bom!
Novela Novo Mundo
Novela Fina Estampa
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Novela Amor de Mãe
Novela Nos Tempos do Imperador
Resumo de novelas
TV
BBB20
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Streaming
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Pele oleosa, mista, normal e seca: aprenda a identificar e a cuidar de cada tipo

Compartilhe no Facebook
Saber se a pele do rosto é oleosa, mista, seca ou normal é essencial para definir os produtos a serem usados na hora de limpar, hidratar e proteger a pele, além de combater espinhas, melhorar flacidez e até mesmo escolher os itens de maquiagem. Se você é do time de mulheres que ainda não descobriu o tipo de pele, vem com a gente: nós preparamos um guia que vai te ajudar a identificar!

Pele oleosa, mista, normal ou seca: você sabe identificar a sua? Seja qual for o tipo, a pele do rosto é diferente da pele do corpo e, por isso, precisa de uma rotina de beauté específica! O que define o tipo de pele de cada pessoa é a genética, mas fatores como exposição solar, alimentação, estado emocional e até o uso errado de sabonetes ou cosméticos podem alterar temporariamente as características. No Brasil, a maioria das mulheres tende a ter pele oleosa ou mista por causa do clima tropical. Para te ajudar a descobrir tipo da sua pele, nós preparamos um guia com dicas de observação e toque para você entender sozinha e de forma simples. Confira!

Pele oleosa: brilho excessivo e sensação gordurosa

A aparência da pele oleosa é bem característica: ela tem um aspecto brilhoso em todo o rosto, tanto na "Zona T", que inclui centro da testa, nariz e queixo, como também nas bochechas e nas laterais da testa. Ela também tem os poros abertos e bem evidentes, o que contribui para o aparecimento de espinhas e cravos. Ao tocar a pele oleosa, a sensação é de "gordura" por causa do excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Os cuidados com a pele oleosa são, basicamente, os seguintes: o sabonete pode ser em gel, que é mais refrescante e menos oleoso do que um sabonete em barra, e pode conter ingredientes esfoliantes para limpar os poros. Vale apostar em um tônico adstringente, para equilibrar a oleosidade, e um hidratante facial de toque seco, para evitar a sensação gordurosa. O protetor solar também pode ser mais sequinho e deve-se sempre remover toda a maquiagem antes de dormir, para que os produtos não se acumulem nos poros.

Pele mista: brilho na zona 'T' e poros abertos

A pele mista é a mais comum de todos os tipos de pele, e conta com duas texturas, que são a oleosa e a seca ou normal. A parte oleosa concentra-se, quase sempre, na zona "T", que representa a testa, nariz e queixo, apresentando brilho excessivo, sensação gordurosa e poros mais abertos nessas áreas. Já nas bochechas, a pele pode ser normal ou até mesmo seca. Os cuidados são praticamente os mesmos da pele oleosa: um sabonete em gel com propriedades esfoliantes, um creme facial com fórmula leve e mais sequinha e protetor solar com toque seco. Se você tiver as áreas das bochechas secas, capriche no hidratante apenas nessa área.

Pele seca: toque áspero, sensibilidade e aparência opaca

A pele seca é a menos comum entre as mulheres mais jovens e a mais comum entre as mulheres maduras, já que a produção de água e oleosidade vai diminuindo ao longo do tempo. Sua aparência é opaca, ou seja, não conta com aquele brilho natural da cútis. Ao tocar, sente-se uma sensação áspera. Outra característica da pele seca é que ela pode coçar e até mesmo descamar por causa da falta de hidratação, o que a deixa sensível ao sol, à maquiagem e a outros cosméticos. Para cuidar da pele seca, a dica é apostar em produtos com mais água e óleo, evitando os adstringentes. Sabonetes em barra com substâncias hidratantes, água micelar (que não contém álcool) e cremes faciais a base de vitaminas C e E, por exemplo, são fundamentais.

Pele normal: textura lisa e sem poros aparentes

A pele normal é a mais rara entre as mulheres por não contar com praticamente nenhuma imperfeição e apresentar equilíbrio entre a produção de água e óleo. Ela é confortável ao toque, não apresenta oleosidade, ressecamento ou aspereza, além de ter os poros do rosto bem fechadinhos, o que garante a maciez da pele. Os cuidados incluem sabonetes e hidratantes leves, específicos para peles normais, e cuidados anti-idade, como proteção solar todos os dias e um bom creme anti-rugas e flacidez.

(Por Beatriz Doblas)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.