Tem gaslighting no 'BBB 24'? Davi é acusado de prática tóxica contra Isabelle; Arthur Aguiar e Gabriel Fop já foram criticados
Publicado em 21 de março de 2024 15:11
Por Maria Luisa Pimenta | Reality show e TV
Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos.
Internautas acusam Davi de praticar gaslighting no 'BBB 24'. Entenda o que esse termo significa.
Davi é acusado de gaslighting com Isabelle no 'BBB 24' Web acusa Davi de gaslighting em conversa com Isabelle O que é gaslighting? Entenda prática que Davi é acusado de cometer com Isabelle no 'BBB 24' Isabelle é acusada de sofrer gaslighting de Davi no 'BBB 24' Web acusa Davi de gaslighting no 'BBB 24'
Veja + após o anúncio

Davi e Isabelle tiveram uma longa DR no 'BBB 24'. Os dois ficaram um bom tempo conversando sobre o status da amizade deles, já que Davi estava incomodado com uma situação envolvendo Isabelle. Na internet. muita gente começou a acusar Davi de praticar gaslighting. Outros participantes de edições anteriores também já foram acusados disso. Mas afinal, o que isso significa? O PurePeople explica o que é gaslighting e por que Davi está sendo acusado.

Gaslighting: entenda o termo

Gaslighting é um termo em inglês que define uma prática onde uma pessoa manipula uma situação a seu favor. Essa manipulação pode acontecer a partir da invenção, distorção, e omissão. O manipulador é tão convincente que a vítima acaba duvidando do que ela mesma fez, ainda que tivesse certeza de que estava certa antes de ser manipulada. Trata-se de uma violência sutil comum em relacionamentos, tanto amorosos, quanto familiares, de trabalho e de amizade.

O manipulador costuma ser tão convincente que é difícil perceber o que ele está fazendo. Alguns detalhes no comportamento e na fala podem ajudar a identificar. A grafóloga e psicóloga Célia Siqueira explica que até mesmo a grafia pode ser uma aliada na hora de perceber se a pessoa é praticante de gaslighting.

"Esse tipo de agressor tem a escrita torta e inclinada para a direita, esquece geralmente de pingar a letra i, normalmente não fecha as vogais e força a ponta caneta ao escrever, construindo traços grossos e irregulares. Escreve as letras muito juntas, apertadas, não tem paciência para desenvolver claramente as palavras e escreve pouco, só o necessário. Importante ressaltar, que para a identificação, é necessário analisar o contexto da escrita da pessoa e não partes isoladas, explica.

Davi é acusado de gaslighting

Após o Sincerão, Davi chamou Isabelle para conversar, mas ela disse que no momento estava confusa e não queria conversar sobre ela. No dia seguinte, o motorista voltou a chamar a Cunhã e a acusou de ter dito que "não perderia seu tempo conversando com ele".

"Ontem, o que você fez na cozinha não se faz com ninguém. Mesmo se não fosse sua intenção... Você quer me culpar por uma coisa que você fez e que você falou?", perguntou Davi. Isabelle ficou sem entender a acusação. "Parece que eu cometi um crime. Meu deus! Culpar?", questionou. Davi continuou criticando Isabelle sobre sua suposta fala. "Foi a forma que você falou comigo, e cada ação tem uma reação. Você chegou na pia da cozinha, lavando os pratos e falou assim: 'Davi, se você quiser conversar comigo sobre qualquer assunto, eu não vou perder o meu tempo'. Era como se o seu tempo fosse precioso, e o meu não fosse", disse. Isabelle ficou mal com a acusação do amigo e chegou a pedir desculpas para ele, mesmo tendo afirmado antes que nem se lembrava disso. Por conta desse episódio, Davi foi acusado de distorcer a fala de Isabelle a seu favor, prática conhecida como gaslighting.

Essa não é a primeira vez que um brother recebe a mesma acusação. No 'BBB 23', Gabriel Fop foi acusado de praticar gaslighting com Bruna Griphao, sister com quem ele começou a se envolver na casa. Quando o brother foi grosseiro, fez com que ela pensasse que era a verdadeira errada da história.

Já no 'BBB 22', o campeão Arthur Aguiar também foi acusado de gaslighting com as mulheres da casa por sempre interrompê-las e tentar inferiorizá-las durante discussões. A sister Laís Caldas não usou o termo, mas chegou a pontuar essa característica no brother. "Comigo, você diz que não sei o que estou falando, que dou show, que sou rasa e me diminui", disse.

Palavras-chave
BBB BBB 24 Entretenimento Reality Show Famosos brasileiros TV TV Globo
Tendências
Todos os famosos
Top notícias BBB 24
Últimas Notícias
Últimas Notícias