Pressão alta pode tomar remédio no BBB e depressão não? Entenda polêmica que cerca uso de remédios controlados no reality da Globo
Publicado em 23 de janeiro de 2024 16:07
Por Maria Luisa Pimenta | Reality show e TV
Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos.
O uso de medicamentos controlados é uma questão que sempre causa polêmica no 'BBB'. Enquanto alguns remédios, como os de pressão alta, são permitidos, aqueles com foco no tratamento para depressão e ansiedade podem ser barrados.
A saúde mental no 'BBB 24' é assunto que ficou em alta na web após saída de Vanessa Lopes Assessoria de Fiuk afirmou que ele esteve em abstinência de remédios controlados no 'BBB 21' Gabi Martins tomava remédio para ansiedade e interrompeu seu uso para entrar no 'BBB 20' Gabi Martins parou de usar medicamentos para ansiedade antes de entrar no 'BBB 20' Vanessa Lopes desistiu do 'BBB 24' e saúde mental no confinamento se tornou assunto recorrente nas redes sociais
Veja + após o anúncio

A saúde mental dos confinados do 'BBB 24' é sempre um assunto que vem à tona no reality. Ficar até 3 meses em uma mesma casa sem acesso à informações externas e envolvido em situações de conflito constantemente pode favorecer o desequilíbrio emocional de qualquer um. O assunto voltou a ser tocado na mídia após o comportamento de Vanessa Lopes no reality, que começou a criar diversas teorias sobre o programa e optou pela desistência, após não aguentar mais a pressão lá dentro.

No caso de participantes que já possuem transtornos como ansiedade e depressão, a luta é ainda maior, principalmente por conta da restrição aos remédios controlados no 'BBB'. Afinal, por que alguns remédios controlados podem ser utilizados e outros não? E quais são os perigos dessa decisão?

Remédio para pressão alta x remédio para depressão

O uso de remédios dentro do 'BBB' é controlado de forma rígida pela produção do reality. O objetivo é evitar o uso exagerado e garantir que eles sejam utilizados apenas quando realmente necessário. Por isso, em caso de machucados, doenças, febre ou outras enfermidades, a produção pode disponibilizar o tratamento. Já no caso de remédios controlados, é diferente. Remédios para pressão alta e diabetes, por exemplo, estão permitidos. Porém, medicamentos para depressão e ansiedade não podem ser levados para o 'BBB 24'. Mas afinal, por que há essa distinção?

O renomado psicólogo Romanni Souza explicou que as possíveis consequências da falta de medicamentos para doenças como pressão alta são muito mais visíveis que aquelas que aparecem em virtude da depressão ou ansiedade. "Quando se fala de uma pessoa que tem problemas de pressão alta, isso pode acarretar (se ela ficar sem medicamento) problemas graves que podem causar consequências para quem está organizando o programa. Por exemplo: imagina uma pessoa ter um ataque cardíaco devido um problema de pressão alta ou, por exemplo, algum tipo de AVC? Então, esse se torna um cuidado mais claro. Os problemas da pressão alta são muito visíveis, enquanto que os da depressão são, muitas vezes, invisíveis do lado de fora - mas muito visíveis do lado de dentro", explicou.

O que a falta de remédios controlados pode causar?

O especialista ressaltou que a depressão envolve muitos fatores e tirar os remédios controlados de forma brusca pode acabar trazendo consequências graves para a saúde. "Quando se fala em depressão, é importante entender que ela é um transtorno neuropsicológico. Ou seja, tem fatores biológicos, fatores que tem a ver com genética, com corpo, tem a ver com a forma como a pessoa está se alimentando, como está o sono dela, fatores de relação emocional e até hereditárias. Então, não dá para tirar isso, não dá para desconsiderar isso", disse.

O psicólogo explica que, quando uma pessoa que já está acostumada a tomar antidepressivo durante muito tempo interrompe a medicação sem orientação médica, ela pode ter uma recaída para a depressão e os sintomas são piorados. Além disso, também pode desenvolver problemas físicos, já que a falta do medicamento interfere no corpo todo. "Sem a orientação médica, pode acarretar, por exemplo, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, alterações de humor... então, isso é importante se considerar", esclarece Romanni Souza.

Casos polêmicos no 'BBB'
No 'BBB 20', Gabi Martins chegou a afirmar que tomava remédios para ansiedade e parou com o tratamento antes de entrar no programa. Já no 'BBB 21', a assessoria de Fiuk divulgou uma nota afirmando que o comportamento do ator no reality - que estava virando piada nas redes sociais - era explicado pela abstinência de seus remédios controlados para depressão, ansiedade e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Em nota, a Globo afirmou que respeita "o sigilo médico-paciente, não divulga informações de tratamentos de participantes", além de ressaltar que "o atendimento médico está sempre à disposição dos participantes durante todo o programa, assim como o atendimento psicológico".
Romanni Souza considera que a mudança no estilo de vida é o tratamento real da depressão, enquanto os remédios são o tratamento alternativo que pode ajudar em determinados casos. Quando eles são utilizados, o desmame precisa ser feita de forma gradual. "É arriscado de forma abrupta cortar o medicamento de alguém que está passando por um estado depressivo sem orientação médica. Isso é arriscado porque é necessário a mudança no estilo de vida, a psicoterapia e a reeducação", explica.
Palavras-chave
BBB BBB 24 Entretenimento Reality Show Famosos brasileiros TV TV Globo
Tendências
Todos os famosos
Top notícias BBB 24
Últimas Notícias
Últimas Notícias