O verão está cada dia mais perto: em muitas mulheres, a nova estação traz a vontade de atualizar a cor do cabelo e o loiro é uma das escolhas mais comuns. No entanto, junto com a transformação, podem vir as dúvidas sobre os principais cuidados com o cabelo loiro ou tingido.
Afinal, qual é a melhor frequência para lavar? O que é preciso ajustar na rotina de hidratação? O Purepeople tira suas dúvidas sobre o assunto com Nilza Miranda, hairstylist da Werner Coiffeur.
"O sol é um dos principais vilões porque acelera o processo de oxidação e o cloro altera o pigmento e deixa o cabelo mais opaco. Além disso, o sal do mar resseca e abre mais as cutículas, facilitando o desbotamento", conta a especialista.
"O ideal é 3 a 4 vezes por semana, mas isso pode remover os pigmentos mais rápido. Uma dica importante é usar um leave-in com proteção UV antes de entrar na água", afirma Nilza.
A hairstylist também conta o que é preciso ajustar na rotina de hidratação, nutrição e reconstrução no verão. "Aumente a nutrição uma vez por semana. Reconstrução a cada 15 dias. O verão exige mais reposição de água e proteção", diz.
Outro ponto importante trazido pela especialista é o retoque de cor e raiz: ele deve ser mantido na rotina. "O que muda é atenção e proteção diária pós-coloração. Usar sempre produtos com proteção UV", aponta.
E não esqueça de adicionar produtos ajudam a manter a cor vibrante por mais tempo. "Shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos, leave in e spray com proteção UV, máscaras antioxidantes, tratamento pós coloração com PH baixo para selar as cutículas", orienta Nilza.
A hairstylist finaliza com um alerta sobre a temperatura da água do banho. Afinal, água quente desbota mais rápido o cabelo tingido? "Sim, abre a cutícula e facilita a saída do pigmento. O ideal é lavar com água morna a fria", diz.