Conforme as temperaturas aumentam e o verão se aproxima, é normal redobrarmos os cuidados com a pele, afinal, os danos que os dias de sol, praia e piscina podem causar no tecido cutâneo já são bem conhecidos.
Mas muitas pessoas deixam de cuidar de outra parte do corpo que sofre igualmente com esses fatores: os fios de cabelo. Sabia que quem tem fios mais finos precisa higienizar os fios em um frequência diferente de quem tem cabelo oleoso, por exemplo?
A dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria, detalha os principais cuidados com o cabelo nesta época do ano.
É preciso tomar cuidado para não lavar os fios em excesso, uma prática muito comum no verão para lidar com o calor e com o suor.
“Apesar de não existir uma regra quanto ao número de lavagens, higienizar os fios excessivamente pode torná-los frágeis e ressecados. A frequência ideal dependerá das necessidades de cada pessoa", indica a médica dermatologista.
Ela completa: "Por exemplo, enquanto praticantes de atividade física devem higienizar os cabelos diariamente, pessoas de cabelos oleosos podem lavar os fios até duas vezes ao dia. Já quem tem cabelo fino e seco deve realizar a higienização em dias alternados."
Outro hábito que se multiplica no verão é molhar o cabelo com água salgada na praia. Para reduzir os danos causados pela água do mar ou piscina, a especialista recomenda molhar os cabelos antes de mergulhar ou então aplicar um leave-in. “Assim, os fios já estarão saturados e absorverão uma menor quantidade de cloro ou sal”, afirma.
"E, ao sair da água, volte para baixo do chuveiro para retirar qualquer resíduo de areia, cloro ou sal dos fios. “Caso não seja possível tomar uma ducha, aposte no uso de brumas e águas termais”, completa a Dra. Flávia.
Já em casa, ao voltar da praia ou piscina, além de higienizar bem os fios, capriche na hidratação. “Shampoos suaves, máscaras formuladas com ativos de alta propriedade hidratante e ampolas de hidratação rápida são ótimas opções para recuperar a saúde e a beleza das madeixas após um longo dia de verão”, indica a dermatologista.
Ferramentas de calor devem ser evitadas para não piorar ainda mais o ressecamento dos fios. “Após o banho, os leave-ins e óleos capilares são muito bem-vindos para potencializar a hidratação e auxiliar no controle do frizz", explica.
Por mais refrescante que seja, deixar os cabelos extremamente molhados pode prejudicar a saúde dos fios, favorecendo problemas como quebra, queda e caspa.
“Após o banho, o ideal é secar bem os fios com uma toalha, sempre com movimentos delicados. Mas, se estiver com pressa, é possível aplicar um protetor térmico e, em seguida, utilizar o secador”, finaliza a especialista.