Desde abril deste ano, o cantor Jão optou por uma pausa na carreira musical. O afastamento, que incluiu silêncio nas redes sociais e a despedida dos palcos, ocorreu após o término da turnê do álbum "Super", e veio acompanhado de um desabafo emocionado sobre a necessidade de cuidar de questões pessoais negligenciadas nos últimos anos.
Mas o que ninguém esperava era o impacto de seu reaparecimento recente. O artista, conhecido por seu estilo pop melódico, aparência jovem e estética apurada nos clipes e shows, surgiu totalmente diferente e a internet, claro, não perdoou.
Segundo a colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, Jão deixou São Paulo e se mudou para Araraquara, no interior paulista, onde tem se dedicado exclusivamente à mãe, Catarina, e à irmã, Isabela. A decisão aconteceu após a morte do pai, Carlos Alberto Balbino, em junho. O empresário tinha 61 anos e, embora a causa da morte não tenha sido divulgada, o impacto da perda levou o artista a se recolher ainda mais.
Em um comunicado emocionado divulgado no perfil da mãe, assinado por Jão e Isabela, a família pediu que Carlos fosse lembrado com alegria, e não com tristeza. "A saudade já está castigando, mas também estamos cheios de vontade de deixar que a coisa que ele mais tinha se propague: vontade de viver", dizia o texto.
Com barba cheia, cabelos escurecidos e um estilo visivelmente mais reservado, o cantor foi flagrado por fãs e teve sua identidade confirmada apenas por detalhes como uma tatuagem no antebraço e o inconfundível formato do nariz. O novo visual virou assunto nas redes sociais. No X (antigo Twitter), internautas reagiram com bom humor.
“Sem barba: Jão. Com barba: João Guilherme”, brincou um perfil. “Bem-vindo de volta, Renato Russo”, disse outro. “Ficou com cara de funcionário da TI que resolve tudo”, descontraiu uma terceira pessoa. Houve também quem demonstrasse empatia, reconhecendo a dor do luto e a importância de se recolher! “Tadinho do Jão. Viver o luto é difícil, e se dedicar a você nesse momento é mais ainda”, escreveu mais alguém.
A decisão de se afastar da carreira foi comunicada por Jão em 2 de abril, logo após o último show da turnê. No desabafo publicado nas redes sociais, ele refletiu sobre o desgaste emocional e físico vivido durante os últimos anos, marcados pelo sucesso meteórico (com quatro álbuns lançados), mas também por perdas familiares e instabilidades pessoais.
“Eu não vivi o luto das minhas avós, tratei meu corpo muito mal e vi meu relacionamento acontecer e desacontecer muitas vezes porque eu estava muito obcecado em me tornar alguém”, escreveu. Jão também criticou a “onipresença obrigatória” imposta aos artistas e falou da necessidade de parar para criar algo verdadeiro. “É preciso abrir espaço para que uma árvore cresça. E vou fazer isso do lado de cá. Viver para criar, ou só viver por viver, que já é o bastante", disse.