Sabe aquele almoço de final de semana que agrada todo mundo? Muitas vezes, apostamos em uma boa lasanha ou um nhoque de dar água na boca... e outras pessoas também preferimos algo mais leve, como o peixe, que sempre é uma boa pedida para alimentações saudáveis e cheias de nutrientes - e Gisele Bündchen é uma das maiores defensoras de comer pescados no dia a dia.
Com uma dieta limpa e super saudável, Gisele Bündchen ensinou uma receita em seu livro 'Nutrir: receitas simples para corpo e alma', que revolucionou os almoços em família da minha casa. Depois que aprendi um salmão crocante da musa das passarelas, nunca mais comi peixe frito sem graça e passei a servir um verdadeiro prato de restaurante chique para meus convidados.
"Um dos vários benefícios de consumir proteína animal uma ou duas vezes por semana é poder investir em produtos de melhor qualidade. O salmão selvagem e pescado de forma sustentável é delicioso. Um filé bem selado fica com a pele crocante e a carne macia e malpassada. Minha forma preferida de desfrutar desse presente da natureza é servi-lo com limão-siciliano, azeite e ervas frescas (gosto de uma mistura de salsinha, endro e estragão)", escreveu Gisele no livro.
Com ingredientes requintados, incluindo o óleo de abacate e o próprio pescado, a receita de salmão crocante de Gisele Bündchen conquista até os paladares mais exigentes. Uma dica importante é se atentar à qualidade do peixe na hora de comprá-lo, que deve ser fresco e ter a pele bonita.
- 2 filés de salmão selvagem com pele (aproximadamente 170 g cada)
- Sal marinho refinado
- 1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano fresco
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 a 2 colheres (sopa) de óleo de abacate
- 2 colheres (sopa) de ervas frescas, picadas
Antes de iniciar o cozimento, seque bem os filés, pressionando levemente com papel-toalha e os tempere com uma boa quantidade de sal. Em um potinho, misture o suco de limão-siciliano com o azeite e uma pitada de sal, batendo até virar um molho homogêneo e aromático.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Quando estiver bem quente, coloque óleo de abacate apenas o suficiente para cobrir o fundo. Com cuidado, acrescente os filés na panela, deixando a pele virada para baixo. Deixe dourar por cerca de 3 minutos, até a pele ficar firme, crocante e soltar naturalmente da frigideira.
É importante que você evite mexer no peixe nesse tempo. Para conferir, passe uma espátula fina por baixo e levante delicadamente. Em seguida, vire os filés e cozinhe o outro lado: aproximadamente 3 minutos para um ponto mais malpassado ou 5 minutos para bem passado. O peixe estará pronto quando começar a lascar ao ser pressionado de leve.
Coloque os filés nos pratos, sempre com a pele voltada para cima, e finalize com as ervas frescas. Sirva o molho ao lado e nunca por cima da pele, para manter a crocância. E pronto, sua receita de restaurante chique está na mesa!