Carnaval 2023: veja o calendário dos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo e quando começam os ensaios
Atualizado em 25 de janeiro de 2023 17:05
Publicado em 4 de janeiro de 2023 16:35
Por Nathalia Duarte | Notícias dos famosos, celebridades do esporte e TV
Fã de música pop e latina. Gosta de filmes e séries 'escondidas' na Netflix e de memes de subcelebridade.
Após as festas de Réveillon, é hora de esquentar o corpo para o Carnaval. Os desfiles acontecerão no final de fevereiro. Confira o calendário.
Saiba as datas dos ensaios e a ordem dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo Desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro estão marcados para acontecer nos dias 19 e 20 de fevereiro Desfiles do Grupo Especial de São Paulo irão acontecer em 17 e 18 de fevereiro Os ensaios técnicos no Rio de Janeiro começarão a partir de sábado (14) para as escolas do Grupo de Acesso Ensaios técnicos do Grupo Especial do Rio começarão no dia 15 de fevereiro
Veja + após o anúncio

O esquenta para o Carnaval 2023 vai começar oficialmente nas próximas semanas, com os ensaios técnicos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os desfiles na capital paulista devem ocorrer nos dias 17 e 18 de fevereiro. Já os da carioca estão marcados para os dias 19 e 20.

Em 2022, a Grande Rio foi a vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo "Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu!" e com Paolla Oliveira se destacando como Rainha de Bateria. Neste ano, a agremiação ainda conta com Yasmin Brunet como musa. Já em segundo lugar, ficou a Beija-Flor e, em terceiro, a Viradouro.

Já em São Paulo, a Mancha Verde foi a grande campeã do Grupo Especial, com o enredo "Planeta Água", e sem Viviane Araujo à frente da bateria. Mocidade Alegre e Império de Casa Verde ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Quando começam os ensaios técnicos no Rio de Janeiro?

Os ensaios técnicos no Rio de Janeiro começarão a partir de sábado (14), para as escolas da Série Ouro (antigo Grupo de Acesso), e domingo (15), com as do Grupo Especial. A partir daí, por seis domingos, as escolas do Grupo Especial farão ensaios no Sambódromo.

A novidade deste ano é que as quatro primeiras colocadas: Grande Rio, Beija-flor, Viradouro e Vila Isabel, poderão ensaiar, também, com luz e som da Sapucaí. Confira a ordem dos ensaios:

No dia 15: ensaiarão Império Serrano e Paraíso do Tuiuti;

Dia 22: Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca;

Dia 29: Mocidade Independente de Padre Miguel e Estação Primeira de Mangueira;

Dia 05: Salgueiro e Portela;

Dia 11: Vila Isabel e Viradouro;

Dia 12: Beija-Flor e Grande Rio;

Quando começam os ensaios técnicos em São Paulo?

Entre os dias 7 de janeiro e 9 de fevereiro, as 34 agremiações filiadas à Liga-SP passam pelo sambódromo do Anhembi, de quinta a domingo. Os ensaios começarão com a Camisa Verde e Branco, Vai-Vai e Unidos de Vila Maria, no dia 7, e terminarão com a Barroca Zona Sul, Império de Casa Verde e Gaviões da Fiel, no dia 9. Você pode conferir o calendário completo no site da Liga de São Paulo .

Calendário dos desfiles das escolas de samba do Rio

Os desfiles acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro. No domingo, desfilam: Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira.

Já na segunda-feira, desfilam: Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro.

Calendário dos desfiles das escolas de samba de São Paulo

Os desfiles de São Paulo serão nos dias 17 e 18 de fevereiro. Na sexta-feira, desfilam: Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Unidos da Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior e Gaviões da Fiel.

Já no sábado, desfilam: Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império da Casa Verde, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Dragões da Real.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Famosos brasileiros Entretenimento Principais notícias Carnaval Carnaval do Rio Carnaval de São Paulo
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Carnaval do Rio
Últimas Notícias
Últimas Notícias