Jay-Z encomendou a morte de Aaliyah? Detalhes, teorias da conspiração e mistérios em torno da tragédia que matou a estrela
Publicado em 24 de setembro de 2024 às 13:33
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Aaliyah morreu no dia 25 de agosto de 2001 em um acidente aéreo.
Jay-Z encomendou a morte de Aaliyah? Detalhes, teorias da conspiração e mistérios em torno da tragédia que matou a estrela Aaliyah morreu no dia 25 de agosto de 2001 em um acidente aéreo Aaliyah tinha apenas 22 anos quando morreu Aaliyah era uma das estrelas mais promissoras da época e já era considerada a princesa do R&B Aaliyah voltava de Bahamas após a gravação de um clipe quando o avião caiu
Veja + após o anúncio

Ela foi a princesa do R&B, emplacou uma série de hits, protagonizou um filme de muito sucesso e tornou-se ícone da moda... Tudo isso em apenas 22 anos de vida. A cantora e atriz Aaliyah morreu em 25 de agosto de 2001 e até hoje a tragédia que lhe tirou de cena tão precocemente causa curiosidade nos amantes de cultura pop.

A morte da jovem estrela voltou à tona nos últimos dias após a repercussão da prisão do P. Diddy, acusado de uma série de delitos como tráfico sexual, associação criminosa, agressão, entre outros. Com o caso do rapper, muitas estrelas, como Rihanna, Beyoncé e Jay-Z, foram envolvidas em teorias da conspiração - e quando o assunto é teoria da conspiração, o falecimento de Aaliyah é um prato cheio.

A seguir, o Purepeople conta detalhes da tragédia, explica os antecedentes e apresenta todos os personagens dessa história.

A MORTE DE AALIYAH: O QUE ACONTECEU?

Aaliyah estava no auge de sua carreira em 2001. Após o sucesso do filme "Romeu Tem Que Morrer", ela conseguiu um acordo de distribuição com a gravadora Virgin Records, que fez um investimento massivo para transformar seu terceiro álbum de estúdio, auto-intitulado, em um sucesso mundial.

Em 21 de agosto de 2001, o terceiro single do disco, "Rock the Boat", foi lançado nas rádios e, naquela mesma semana, Aaliyah e sua equipe viajaram para Miami e, em seguida, para Bahamas para gravar o videoclipe da canção. Os registros se encerraram antes do previsto e, no dia 25 de agosto, todos se prepararam para retornar aos Estados Unidos.

Aaliyah e mais oito pessoas embarcaram em um avião Cessna 402B bimotor. Poucos instantes após a decolagem, a cerca de 60 metros da pista, a aeronave caiu. Era o fim da história de uma das estrelas mais promissoras da história do R&B.

O motivo do acidente foi o excesso de peso na aeronave que, além de transportar mais gente que o permitido, também carregava os equipamentos de filmagem e de som utilizado na gravação do videoclipe.

O National Transportation Safety Board destacou que o peso total da aeronave na decolagem "excedia substancialmente" o limite. A investigação também aponta que havia mais que o dobro do peso permitido na aeronave.

Além disso, o piloto, Luis Morales, havia consumido álcool e cocaína antes de embarcar no avião, além de estar sem licença para pilotar aquela aeronave. 12 dias antes da tragédia que o matou, ele foi acusado de posse de cocaína e três outros crimes.

Mesmo sem condições de voar, Luis, segundo o The New York, alertou os membros da equipe de Aaliyah sobre os perigos do excesso de peso do avião. O piloto Lewis Key, que estava no local, disse ter presenciado uma "discussão agressiva", onde o profissional avisava que "havia muito peso para um vôo seguro para Opa-Locka [aeroporto de Miami onde o avião deveria pousar]".

AALIYAH TERIA SIDO DROGADA PARA EMBARCAR EM AVIÃO

Há uma testemunha que afirma que Aaliyah foi drogada antes de entrar no avião porque não queria embarcar. Quem deu a declaração foi Kingsley Russell em entrevista ao livro "Baby Girl: Better Known as Aaliyah". Uma das últimas pessoas a ver a cantora em vida, ele é enteado da taxista que levou a artista e a equipe para o aeroporto e ajudou as vítimas a carregarem as bagagens antes da tragédia.

Russell afirma que, assim que Aaliyah viu o avião, se recusou a embarcar. A artista teria alegado dor de cabeça e pedido para dormir. A solicitação, no entanto, foi ignorada. Além disso, ele aponta que um membro da equipe deu uma pílula a ela, que a fez praticamente desmaiar de sono. "Eles a tiraram da van; ela nem sabia que estava entrando em um avião. Ela entrou no avião dormindo", acusa.

Uma informação, no mínimo, curiosa sobre o caso é que Aaliyah tinha à disposição o avião particular do cantor Lenny Kravitz para retornar de Bahamas. No entanto, quem viajou na aeronave foi o diretor do clipe, Hype Williams, e a equipe de dançarinos, enquanto a estrela principal e seu staff direto ficaram no voo fretado.

Quem contou a informação foi o rapper Damon Dash, que namorava Aaliyah quando ocorreu a tragédia. "Ela entrou no avião e sempre teve um medo muito sério de aviões em geral, então ela teve que superar o medo de entrar naquele avião no caminho para lá. Lenny Kravitz tinha oferecido a ela um jato e foi o Hype que pegou o jato. Então, isso é o que realmente me irritou sobre a situação quando soube disso. Você pode perguntar a Hype sobre isso", declarou ele.

O QUE JAY-Z TEM A VER COM A HISTÓRIA?

A mais famosa teoria da conspiração sobre o caso diz que Jay-Z teria encomendado a morte de Aaliyah. Vale destacar: não existem indícios ou fontes confiáveis que endossem a acusação, tudo não passa de uma "fanfic" que a internet gosta de alimentar. Mas qual seria a relação do rapper com a cantora?

Jay-Z foi seriamente apaixonado por Aaliyah nos anos 1990. Mais uma vez, foi Damon quem confirmou a informação publicamente. "Ele tentou muito [ficar com Aaliyah]. Eu não sabia que Jay estava tentando ficar com ela, mas depois aconteceu assim. Ele estava tentando, eu estava tentando. Todo mundo estava tentando – ele estava se esforçando", disse o artista ao The New York Post.

Jay e Damon eram melhores amigos nos anos 1990. Juntos, eles fundaram a gravadora Roc-A-Fella Records. O estopim para a empreitada foi o fato de que nenhum outro selo se interessou em lançar o primeiro álbum de Jay. Como Dash acreditava muito no talento do parceiro, a empresa foi criada e o icônico álbum "Reasonable Doubt" finalmente chegou às lojas.

A primeira linha da teoria acredita que Jay teria assassinado Aaliyah porque nunca aceitou ter sido rejeitado pela moça, que escolheu ficar com o melhor amigo dele. A segunda suposição é que ele tinha interesse em tirar a cantora de circulação para que sua então nova namorada, Beyoncé Knowles, se destacasse mais e brilhasse sem competição. Na época, a cantora era vocalista do grupo Destiny's Child. Os dois se conheceram em 2000, engataram a relação no ano seguinte, mas só assumiram oficialmente o romance em 2004.

Um detalhe que ajuda a fortalecer os defensores destas teorias é a proximidade de Hype com o casal Beyoncé e Jay-Z. Ele já dirigiu clipes icônicos dos artistas, como "Video Phone", da cantora com Lady Gaga, e "Empire State of Mind", do rapper com Alicia Keys.

O FIM DA AMIZADE DE JAY-Z COM O VIÚVO DE AALIYAH

Jay e Damon são rompidos há tempos e já desfizeram a parceria profissional. O principal motivo do fim da amizade foram as discordâncias na gestão da gravadora Roc-A-Fella Records, algo que ainda causa turbulências entre a dupla. Em agosto deste ano, circulou a notícia de que os 33% do selo que ainda pertencem a Damon serão leiloados.

Outro forte motivo foi a parceria de Jay-Z com R. Kelly. Em março de 2002, menos de sete meses após a morte de Aaliyah, eles lançaram o álbum conjunto "The Best of Both Worlds", parceria que voltou a ser repetida em 2004 com o disco "Unfinished Business".

R. Kelly foi "casado" com Aaliyah nos anos 1990 - entre aspas porque foi um enlace ilegal. A cantora tinha apenas 15 anos e ele, 27. Ela teve a certidão de nascimento adulterada para que pudesse se casar. O documento do matrimônio, vazado anos depois, mostra que a idade dela aparece como 18.

O título do álbum de estreia de Aaliyah, lançado três meses antes do "casamento" e produzido por R. Kelly, parece um escárnio com a situação a qual ela foi submetida: "Age Ain't Nothing but a Number" ["Idade não é nada além de um número"]. Na capa do disco, o cantor aparece ao fundo, desfocado.

A investigação que recaiu sobre o astro do R&B nos últimos anos aponta que ele se casou com Aaliyah já prevendo evitar uma acusação de abuso infantil. Atualmente, R. Kelly está preso. Em 2022, ele foi condenado a 20 anos de prisão por uma série de crimes, entre eles, pornografia infantil e aliciamento de menores.

O álbum colaborativo de Jay e R. Kelly pode ter sido o estopim da briga porque, como melhor amigo de Damon e próximo de Aaliyah, o rapper estaria ciente de tudo que a jovem estrela passou na mão daquele homem que, anos depois, confirmou-se ser um abusador.

"Eu não vou mentir, como ser humano, eu fui forte. Eu fui forte sobre algumas coisas. Número um: havia uma garota que estava tentando falar sobre isso e não podia. E eu lembro de Aaliyah tentando falar sobre isso e ela não podia. Ela apenas ficava 'Aquele cara [R. Kelly] era um homem mau'", recordou Damon sobre o lançamento do disco, em entrevista para Kenyatta Griggs.

Mais uma vez, vale reforçar: não existe nenhum indício concreto de participação do Jay-Z nos crimes de P. Diddy, tampouco de uma encomenda da morte de Aaliyah. O fato é que os rappers foram amigos próximos por muitos anos. À medida em que as investigações avançam e revelam detalhes cada vez mais sórdidos, crescem as cobranças para que o icônico magnata da música rompa seu silêncio.

Sobre
Palavras-chave
Famosos Internacionais Principais notícias Entretenimento Polêmica
Sobre o mesmo tema
'Dona Ruth aproveitou ao máximo da morte da filha', acusa jornalista diante de detalhes inéditos de contrato da mãe de Marília Mendonça
'Dona Ruth aproveitou ao máximo da morte da filha', acusa jornalista diante de detalhes inéditos de contrato da mãe de Marília Mendonça
11 de julho de 2025
'A Fazenda 2025': após tragédia, ator de novelas da Globo e da Record entra no reality rural com missão inédita. Detalhes!
'A Fazenda 2025': após tragédia, ator de novelas da Globo e da Record entra no reality rural com missão inédita. Detalhes!
30 de agosto de 2025
Notícias similares
Ivete Sangalo e Shawn Mendes viveram romance? Após fim com Daniel Cady, possível ‘alfinetada’ do nutricionista ao cantor levanta suspeitas na web
Ivete Sangalo e Shawn Mendes viveram romance? Após fim com Daniel Cady, possível ‘alfinetada’ do nutricionista ao cantor levanta suspeitas na web
28 de novembro de 2025
Se você reconhece esses 9 comportamentos em seu parceiro, você está com uma boa pessoa, de acordo com a psicologia
Se você reconhece esses 9 comportamentos em seu parceiro, você está com uma boa pessoa, de acordo com a psicologia
10 de novembro de 2025
Últimas Notícias
Últimas Notícias