No início de 'Terra Nostra', Angélica (Palomma Duarte) aparentava uma postura puritana, pode-se dizer quase inocente, a ponto de se questionar até sobre o significado de um beijo. Sonhando em seguir a vida religiosa como freira, parecia destinada a um futuro tranquilo e distante dos conflitos amorosos.
No entanto, seu destino vai mudar completamente. A moça será obrigada pelo pai a se casar com Augusto (Gabriel Braga Nunes), algo que a deixará apreensiva.
Embora tenha se mostrado interessada por Matteo (Thiago Lacerda), ela se unirá ao advogado. O tempo passa e Angélica perceberá que o casamento não está ao seu agrado. A moça descobre que o marido tem uma amante em São Paulo, a bela italiana Paola (Maria Fernanda Cândido).
A traição fará com que Angélica tome uma atitude drástica. Ela ganha maturidade com os últimos acontecimentos, mudando completamente o seu jeito de lidar com a vida.
Após a descoberta sobre o relacionamento, Angélica põe um fim no casamento com Afonso e, pasmém, fica amiga de Paola. A jovem também resolverá priorizar a administração da fazenda do pai e começará a ter atitudes mais decisivas em sua vida.
No final da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, Augusto se vê apaixonado pela esposa, que o aceitará de volta, porém, agora com rédeas curtas e muito mais fortes.
No início da novela, Rosana (Carolina Kasting) conseguiu formalizar uma união com Matteo a partir de uma chantagem. A filha ardilosa de Gumercindo (Antonio Fagundes) mentiu que havia ido para a cama com o italiano. Rosana é desmascarada pelo marido, que expõe a mancha de sangue no lençol do dia de núpcias para o fazendeiro.
Mesmo assim, o casal permanecerá juntos por um bom tempo, mesmo com Matteo evitando relações íntimas com a esposa. No final da trama, Matteo encontra Giuliana (Ana Paula Arósio) e retoma a relação antiga, enquanto isso, Rosana se envolve com Marco Antônio (Marcello Antony).