Especialista dá dicas valiosas para empreendedores de como vender mais pela internet
Publicado em 15 de outubro de 2022 14:00
Por Purepeople Brasil | Redação
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Como vender na internet é eficiente, prático e lucrativo, muitos lojistas e pessoas têm trocado o varejo físico pelo on-line e investido cada vez mais forte no e-commerce. O potencial desse modelo de negócio é tão grande gerou 87,4 bilhões de reais de faturamento, de acordo com o relatório Webshoppers 43 da da Ebit|Nielsen em parceria com o Bexs Banco.

E os números do varejo eletrônico de 2021 têm sido promissores. Só no primeiro semestre, o ecommerce atingiu o recorde de R$ 53,4 bilhões, um crescimento de 31% comparado com o mesmo período de 2020.

Chicão do Amazon é prova do sucesso que tem sido o setor de vendas pela internet, ele que iniciou sua trajetória de sucesso no período da quarentena em uma famosa plataforma de e-commerce, viu sua vida mudar.

"Comecei minha trajetória nos Estados Unidos como a maioria dos imigrantes, trabalhei em restaurantes, construção civil, delivery de aplicativos entre outros, cansado de trabalhar muito e ganhar pouco, deixei de usar a internet só como laser e comecei a monetizar meu tempo nela com vendas de produtos para garantir uma renda extra", conta.

"Hoje em dia virou minha maior fonte renda, minha vida mudou, tenho disponibilidade de tempo para cuidar da minha família e acompanhar o crescimento das minhas filhas através desse case de sucesso. Hoje me dia ensino outras pessoas a conquistarem qualidade de vida e independência financeira com vendas on-line", destaca.

Diz o palestrante Chicão do Amazon, que através de seu case de sucesso e palestras ensina brasileiros no exterior a terem seu próprio negocio usando o poder da internet, a seguir ele dá sete dicas valiosas para obter êxito nas vedas on-line.

1. Ter foco e persistência

Vamos começar com o princípio básico que deve reger todo empreendedor: é essencial que você seja focado e persistente nos seus objetivos. A trajetória inclui inúmeros desafios, por isso essas duas características são tão importantes. Sem elas, dificilmente um lojista consegue alcançar o sucesso.

2. Conheça bem o seu segmento de atuação

É importante que você realmente conheça seu segmento de atuação. Em primeiro lugar, saiba quem são os concorrentes, os preços praticados, os produtos com maior demanda... A partir de dados como esses, você conseguirá lapidar a sua estratégia.

3. Utilize a ferramenta de palavra-chave da do marketplace que está utilizando

Para que seus produtos apareçam na primeira página dos resultados de pesquisa no marketplace, por exemplo o da Amazon, é necessário analisar o uso de palavras-chaves procuradas pelos seus clientes em potencial.

Você pode fazer isso através da Amazon Keyword Tool. Insira o nome do seu produto na caixa de busca, confira se o país e o idioma estão corretos (Brazil / Portuguese) e clique no ícone da lupa.
Como resultado, irá aparecer uma lista de palavras-chave por ordem de volume de busca, ou seja, quais palavras estão relacionadas ao seu produto e que terão mais chance de aparecer quando seu cliente fizer uma busca.

4. Crie promoções ou ofereça descontos

Segundo Chicão do Amazon, as promoções são uma alternativa para aumentar as vendas e atrair mais clientes, você pode oferecer descontos ou brindes. Mas, para obter sucesso, é importante analisar quais tipos de ofertas seus consumidores em potencial consideram interessantes e investir na divulgação.

Quando você oferece descontos, aumenta suas chances de conquistar a Buy Box (Oferta em destaque). Além disso, essa é uma estratégia que pode ser pensada de diversas formas, por exemplo, um desconto para quando o cliente adquire mais itens ou na primeira compra ou enviar um código promocional para fidelizar o consumidor.

5. Selecione produtos de alta demanda

Se você quer ser bem-sucedido no e-commerce, comece a trabalhar agora mesmo com produtos de alta demanda. Vender itens que estão entre os mais buscados pelo público fará com que o faturamento e o fluxo de clientes da loja aumentem significativamente.

6. Controle bem o estoque dos produtos

A experiência do cliente é um fator que faz toda a diferença para aumentar a margem de vendas, se ele não enxerga valor no seu produto não irá comprar. E o valor não é somente o item em si, mas também a experiência de compra.

Se ele adquire um produto, por exemplo, e não o recebe porque sua loja já não tem mais o mesmo em estoque, isso diminui as chances de voltar à sua loja, mesmo que você ofereça ofertas, porque a marca perde a credibilidade. Para evitar esse tipo de problema, mantenha o controle do seu inventário, alerta Chicão do Amazon.

7. Ofereça frete grátis em determinados casos

Mais uma estratégia eficiente para aumentar as vendas pela internet é oferecer frete grátis aos clientes. Entretanto, isso deve ser feito de forma sustentável para não prejudicar as finanças da empresa. Você pode disponibilizar o benefício em compras acima de determinado valor ou em dias específicos, por exemplo.

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