Mentiras de beleza para não cair mais! 5 mitos para deixar de lado nesse 1º de abril
Publicado em 1 de abril de 2022 09:45
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Protetor solar é usado apenas em dia de sol? Mega hair atrapalha o cabelo natural? Especialistas afastam diferentes mitos do universo da beleza e saúde nesse 1º de abril.
Mentiras de beleza para não cair mais! 5 mitos para deixar de lado nesse 1º de abril Mentiras de beleza para não cair mais! 5 mitos para deixar de lado nesse 1º de abril Fazer cirurgia plástica requer a procura de um profissional habilidado para não criar falsas expectativas Rinoplastia é uma cirurgia plástica que requer atenção: evite criar comparações com rostos de famosos A aplicação do mega hair requer atenção, mas especialista afasta mito de que ele estrague os fios naturais
Veja + após o anúncio

O universo de beleza é repleto de informações e nem sempre todas elas são confiáveis. Nessa Dia da Mentira, o Purepeople conversou com um time de especialistas para afastar de uma vez por todas mitos sobre diversos assuntos.

A seguir, você confere explicações certeiras sobre dúvidas recorrentes de cabelo, corpo, cirurgias plásticas e pele. Veja mais a seguir e fuja das fake news!

1 - Resultados de plásticas e tratamentos estéticos durarão para sempre?

Muitas pessoas acreditam que tratamentose estéticos e cirurgias plásticas confere resultados que permanecerão pelo resto da vida, o que não é bem verdade.

"A maioria dos procedimentos estéticos, principalmente a aplicação de preenchedores e toxina botulínica, perde seu efeito com o passar do tempo, sendo necessária a realização de uma nova sessão para manutenção dos resultados", explica a cirurgiã-plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A médica ainda adiciona: "Mesmo quando o procedimento realizado é uma cirurgia plástica, que tem efeitos mais definitivos, os resultados não são permanentes. Isso por que nenhum procedimento é capaz de interromper completamente o envelhecimento da pele", adiciona.

"O máximo que os tratamentos estéticos podem fazer é reverter em alguns anos esse processo. Ou seja, mesmo após o procedimento é importante que você continue a cuidar diariamente da pele e da saúde para retardar o reaparecimento das alterações tratadas", finaliza a médica.

2 - Protetor solar não precisa ser usado em dias nublados?

O protetor solar é um dos itens de skincare mais cercado de mitos: um deles é de sua aplicação deve ser feita apenas diante do sol e dispensada nos dias nublados e mais frios.

"É claro que os níveis de radiação solar são geralmente maiores quando não há presença de nuvens, que tendem a atenuar a quantidade de radiação na superfície terrestre. No entanto, mesmo com a presença de nuvens, os níveis de radiação UV podem variar bastante", explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU Saúde e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O especialista continua: "Por exemplo, enquanto nuvens escuras são capazes de impedir quase totalmente os fluxos de radiação, nuvens menos espessas e mais claras promovem apenas uma atenuação parcial. Existem situações específicas ainda, como a presença de nuvens cumulus ou cirrus, que podem intensificar a radiação solar, tornando os níveis superiores àqueles observados em dias de céu limpo"

"Devido a essa grande variabilidade, não é possível fornecer um parâmetro ou um percentual de atenuação da radiação UV pela nebulosidade, o que torna o uso do fotoprotetor indispensável mesmo em dias nublados", destaca o médico.

3 - É possível conquistar o rosto de uma celebridade?

Cirurgias no rosto, como a rinoplastia, estão cada vez mais comuns. Mas se ao fazer uma plástica, seus planos são ficar com o nariz igual ao de uma celebridade ou artista, melhor se preparar: trata-se de algo nada realista e muito menos recomendado.

"Qualquer procedimento estético, inclusive os mais invasivos, deve ser feito com responsabilidade, sempre levando em conta as características individuais e as necessidades de cada paciente. Por exemplo, não adianta pedir que o cirurgião modifique seu nariz para ficar igual ao de uma celebridade específica, pois, provavelmente, o nariz dela está longe do formato ideal para o seu rosto", diz o cirurgião-plástico Dr. Mário Farinazzo, membro-titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

"A intenção de uma cirurgia plástica, ainda mais em um procedimento mais delicado como a rinoplastia, não é deixá-lo parecido com alguém, mas buscar a sua melhor versão de acordo com seus traços", completa.

4 - O Mega Hair estraga o cabelo?

O uso de mega hair é cada vez mais popular, seja para ganhar volume ou comprimento nos fios. No entanto, muitas pessoas dispensam esse técnica por medo de estragar os fios naturais.

"Vejo muitas pessoas falando que ele prejudica o cabelo natural, mas isso não é verdade, há diferentes métodos que não são agressivos e que não causarão problemas no couro cabeludo, se eles forem feitos da maneira correta não terá esse tipo de problema", explica a expert Gabriela Carvalho.

Segundo ela, diferentes aspectos devem ser considerados quando você faz essa mudança de visual. "Um bom profissional irá analisar a textura do seu cabelo e assim vai avaliar qual é a melhor forma de aplicar o mega sem correr o risco de ter qualquer tipo de dano", pontua.

5 - Salto alto provoca varizes?

O uso do salto não é uma unanimidade entre as mulheres e muitas delas evitam o calçado por medo de varizes. "Na verdade, não existe consenso em literatura científica que o uso de salto alto a longo prazo possa causar varizes. Mas devemos levar em conta que alguns trabalhos sugerem que existe, sim, um prejuízo no retorno venoso com o uso do salto", a cirurgiã-vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

"Também devemos levar em consideração que seu uso contínuo causa alteração de postura, encurtamento de tendão de Aquiles, e uma série de problemas ortopédicos. Existe um consenso entre os médicos que o mais adequado seria, no caso das usuárias mais assíduas de salto, que tentassem alternar a altura", destaca.

A médica dá mais detalhes: "Aqueles modelos mais grossos (que dão mais estabilidade), dar preferência aos saltos de 3-4 cm para uso diário, e é claro, fazer atividade física regular e alongamento para tentar minimizar os efeitos deletérios que o salto pode causar".

Palavras-chave
Beleza & Estética Beleza Pele Estética Principais notícias Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Velha, que nada! Xuxa faz 61 anos e nessas 5 vezes ela provou que idade não é um problema
Velha, que nada! Xuxa faz 61 anos e nessas 5 vezes ela provou que idade não é um problema
27 de março de 2024
Bruna Biancardi faz comercial inusitado de marca de beleza árabe e web não perdoa: 'Namorar Neymar não foi a única vergonha'
Bruna Biancardi faz comercial inusitado de marca de beleza árabe e web não perdoa: 'Namorar Neymar não foi a única vergonha'
1 de abril de 2024
Notícias similares
Qual o segredo da beleza de Alessandra Negrini? Dermatologista da atriz revela produto barato para ter pele lisa e retardar envelhecimento
Qual o segredo da beleza de Alessandra Negrini? Dermatologista da atriz revela produto barato para ter pele lisa e retardar envelhecimento
19 de abril de 2024
Gkay se arrepende de mudança drástica no rosto e passa por reversão de procedimento polêmico: 'Não estranhem...'
Gkay se arrepende de mudança drástica no rosto e passa por reversão de procedimento polêmico: 'Não estranhem...'
23 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias