Home
Últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Sertanejo
Últimos Web Stories
Carnaval
Namoro
Instagram dos famosos
Look de famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Um Lugar ao Sol
Novela Quanto Mais Vida, Melhor
Novela Nos Tempos do Imperador
Novela Verdades Secretas
Novela Verdades Secretas II
Novela Carinha de Anjo
Novela Pantanal
Novela Além da Ilusão
Novela Reis
Resumo de novelas
TV
A Fazenda 13
BBB 22
Masterchef Brasil
Reality Show
Domingão com Huck
Caldeirão
Power Couple Brasil
Mais Você
Encontro com Fátima
Séries
Casamento às Cegas Brasil
Round 6
Cinema
Séries e filmes
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Virginia Fonseca
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Camila Queiroz
Andressa Suita
Cleo
Sabrina Sato
Larissa Manoela
Paolla Oliveira
BBB 22
Beleza & Estilo
Cabelos
Maquiagem
Cuidados com a pele
Moda
Primavera/Verão
Outono/Inverno
Beleza & Estética
Saúde e Bem-estar
Beleza Madura
Dieta
Astrologia
Coluna É Trend!
Verão 2022

Protetor solar: guia definitivo para usar o produto no verão! Dermato dá dicas e tira dúvidas

12 fotos
Veja as fotos!
Um dos itens básicos do nécessaire de verão é o protetor solar. Mas você sabe como usá-lo corretamente? Como escolher o mais adequado para sua pele e rotina? O médico Luann Lôbo tira essas e outras dúvidas

A pele é uma das partes do corpo que mais sofre com a exposição ao sol no verão! Nos dias quentes, uma série de cuidados são ainda mais necessários: um item que não pode faltar, nunca, é o protetor solar.

A utilização dos fotoprotetores deve ser um hábito comum tão fundamental na rotina de beleza como beber água, tomar banho e se alimentar. Dessa forma, você irá manter a pele vistosa e também evitar riscos de contrair algum tipo de câncer de pele.

Para tirar as principais dúvidas relacionadas ao uso do item, o Purepeople conversa com o médico dermatologista Dr. Luann Lôbo, da Human Clinic de São Paulo.

É importante ter um protetor solar para o rosto e outro para o corpo?

Sim! Cada uma das regiões tem especificidades diferentes e, por isso, são necessários produtos diversos. "A pele da face costuma ter necessidades cosméticas um pouco diferentes da pele do corpo", afirma Luann.

Os filtros solares corporais, em sua maioria, costumam ser mais cremosos e com textura mais densa. "Por isso é importante consultar seu dermatologista, para entender qual produto funciona melhor para cada pessoa", alerta Luann.

Como escolher o melhor protetor para a pele?

Não faltam opções de produtos no mercado, mas qual delas é a mais indicada para a sua pele? Para responder à questão, é preciso entender qual é o seu tipo de pele. Além disso, é muito importante considerar o tipo de pele (seca, oleosa, mista, sensível, etc) e se há alguma patologia cutânea associada (acne, rosácea, melasma, dermatites, etc), além do grau/frequência da exposição solar.

"Tendo em vista que a pele brasileira tende a ser mais oleosa, priorizamos filtros solares mais leves e fluidos, de preferência já com ativos de tratamento, a depender do tipo de pele (clareadores, antixoxidantes, anti-acne, etc)", aponta o médico.

Protetor solar: é importante entender seu tipo de pele para comprar o ideal para ela
Protetor solar: é importante entender seu tipo de pele para comprar o ideal para ela

Qual FPS é mais indicado para sua pele?

Todo fotoprotetor vem com a indicação da sigla FPS (Fator de Proteção Solar): quanto maior o número de FPS indicado, maior será a proteção contra a radiação solar UVA e UVB.

"O FPS mais indicado depende, principalmente, do estilo de vida de cada pessoa (se trabalha diariamente em ambientes fechados, pratica esportes ao ar livre, frequenta a praia, etc). Na hora de escolher o FPS, também é importante considerar se há antecedentes de câncer de pele ou outras patologias fotossensíveis. De forma geral, recomendamos à população o uso, pelo menos, do FPS 30", aponta o especialista.

Protetor solar deve ser reaplicado quantas vezes ao dia?

Outro ponto importante é a reaplicação dele ao longo do dia! Essa periodicidade varia de acordo com a rotina de cada um. "No dia a dia urbano, costumo recomendar a reaplicação a cada 4h (uma média de 3 aplicações/ dia). Já durante viagens de verão, a reaplicação deve ocorrer após suor excessivo, após banhos de mar, piscina ou cachoeira, e/ou a cada 2h de exposição solar mais intensa", explica Dr. Luann.

Filtro solar com cor tem o mesmo efeito?

Há ainda a possibilidade de incluir no nécessaire um protetor solar pigmentado com tom similar ao da sua pele. Segundo o dermatologista, eles são aliados poderosos no verão.

"O pigmento presente nos filtros solares com cor formam uma barreira a mais de proteção, especialmente à luz artificial de escritórios, computadores, celulares, etc. Na praia, principalmente nas peles mais sensíveis à radiação ultravioleta, o filtro solar facial com cor também é um bom aliado", pontua Luann.

Rosto e corpo precisam de protetores solares diferenciado: dermatologista explica o motivo!
Rosto e corpo precisam de protetores solares diferenciado: dermatologista explica o motivo!

Pele negra precisa de proteção solar

Apesar de pele negra apresentar uma quantidade de melanina maior e, por consequência, uma resistência mais forte contra os raios do sol, ela precisa de proteção solar. "O uso rotineiro do filtro solar também ser mandatório nos pacientes de pele negra para manter a pele bem protegida", pontua o médico.

Outro ponto ressaltado por ele é a tendência a um maior ressecamento e, dessa forma, é importante procurar protetores que tenham ativos hidratantes em sua formulação, como água termal, por exemplo.

Que outros hábitos devem ser aliados ao protetor?

Para finalizar, é necessário relembrar que o protetor solar não é a única medida preventiva ao melanoma (câncer de pele), mas a mais relevante nos nossos hábitos diários. "Além do uso do fotoprotetor, é preciso evitar exposição solar excessiva nos horários de maior incidência de raios UVB (das 10 às 16 horas), usar barreiras físicas como chapéus, bonés e roupas com proteção UV e consumir antioxidantes orais prescritos por um médico, são outras importantes medidas que devem ser adotadas. Além, claro, de manter um estilo de vida saudável e consultar rotineiramente o seu dermatologista".

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.