
1º de abril foi escolhido como Dia da Mentira porque, reza a lenda, no século XVI, os franceses mudaram o calendário e o Réveillon passou a ser celebrado em 1 de janeiro. Muita gente resistiu e continuou comemorando a virada do ano entre 25 de março e 1º de abril. Com isso, essas pessoas se tornaram alvos de pegadinhas, a exemplo de convites para festas que não iriam acontecer. Essa é a versão mais aceita, porém, nunca foi fielmente comprovada, apesar de defendida por muitos historiadores. Como a própria data pede, pode ser uma grande mentira.
No mundo dos famosos, também não faltam teorias da conspiração e mentiras facilmente refutáveis - mas que muita gente leva como verdade absoluta. A seguir, o Purepeople relembra algumas das histórias mais absurdas que envolvem celebridades.
Nos Estados Unidos, existem defensores ferrenhos da teoria de que Stevie Wonder nunca foi cego. A corrente é tão forte que ganhou o nome de “Stevie Wonder Truthers”. Para os conspiracionistas, as referências visuais em suas canções e até mesmo o fato de ele escolher os melhores lugares para conferir jogos de basquete seriam provas de que o cantor enxerga.

Um vídeo antigo de um encontro de Stevie com Paul McCartney ajudou a endossar a teoria. O ex-Beatle quase derruba o microfone com a guitarra e o intérprete de “I Just Called To Say I Love You” rapidamente o pega.
O fato é que não existe nenhum forte indício de que Stevie enxergue. Ele ficou cego com apenas 6 meses de vida após sofrer uma retinopatia da prematuridade (ROP). A causa foi o oxigênio em excesso que recebeu no período que ficou na incubadora.
Os rumores de que Ivete seria usuária de cocaína e que já teria sofrido de overdoses ao longo da carreira acompanham a cantora há muitos anos, no entanto, nunca houve nenhuma prova, sequer um indício, de que ela era adepta deste tipo de prática.

Em 2016, um vídeo onde Ivete inala soro fisiológico em pó circulou na web e fez muita gente acreditar que a tal substância branca seria cocaína. Na época, ela se mostrou revoltada com tais insinuações. "Não dá pra ter uma carreira vitoriosa se a gente não andar dentro da responsabilidade, saúde, e, acima de tudo, consciência em qualidade de vida, que é uma coisa que eu tenho muito", disse a cantora durante um show em São Paulo, enquanto mostrava o soro ao público.
Em 2023, Ivete comentou o assunto em entrevista ao marido, Daniel Cady, e frisou que nunca precisou de drogas para performar tão bem no palco. “A melhor escolha que fiz na minha carreira foi buscar meu balde diariamente para eu poder ter condições de compartilhar essas coisas sem precisar de subsídios outros”, disse.
Reza a lenda que, nos anos 1980, quem executava o disco de Xuxa ao contrário encontrava mensagens satanistas. Não existem registros de onde essa lenda começou exatamente, mas há quem acredite até hoje que a apresentadora “tem pacto com o Diabo”.

Xuxa negou a informação e afastou a possibilidade de um pacto com “o cara lá debaixo”. “Como posso ter um pacto com o Diabo se eu tenho o melhor na minha vida? Como podem inventar uma coisa dessas… O disco ao contrário…. Qualquer disco ao contrário fica esquisito e você pode colocar tudo que a sua imaginação mandar”, disse a Rainha dos Baixinhos ao Gshow.
Tal mãe, tal filha: Sasha também foi alvo de uma teoria da conspiração que ninguém sabe bem de onde veio. Em 1998, surgiram rumores de que a filha única de Xuxa teria nascido com uma má formação anorretal, que fez com que ela viesse ao mundo com o ânus imperfurado.
O rumor ganhou tanta força que a própria Sasha chegou a desconfiar que poderia ser verdade. Xuxa, no entanto, garante que não procede. “Eu perguntei para a minha mãe e não é verdade. 'Mãe, você tá me escondendo alguma coisa e o povo sabe de algo que eu não sei? Porque na minha cabeça eu sempre tive um cu', e ela falou: 'Não, tá tudo certo'”, contou a estilista no “PODDELAS”.

Michael era, sim, um homem excêntrico, mas não dormia em uma cama de oxigênio, como apontavam rumores. A fofoca começou em 1986, quando o tabloide National Enquirer publicou a foto do astro dentro de uma câmara hiperbárica. A publicação afirmou que ele comprou o equipamento com o objetivo de viver até os 150 anos.
Michael fez tratamentos com câmara hiperbárica em decorrência das queimaduras que sofreu na gravação de um comercial dois anos antes. O equipamento é referência no tratamento de lesões, pois ajuda na cicatrização. A foto divulgada pelo tabloide foi tirada em uma das visitas do Rei do Pop ao hospital.
Michael usou parte do cachê da publicidade do refrigerante para comprar uma nova máquina para o hospital onde se tratou, que necessitava de uma outra câmara hiperbárica para dar suporte à demanda.

Em 1977, repercutiu a informação de que o ator Mário Gomes havia sido internado em um hospital após enfiar uma cenoura no próprio ânus. A história ganhou tanta força que chegou a ser publicada em jornais e revistas da época.
Mário, no entanto, nega a história. Ele afirma que o factóide foi criado por Daniel Filho, enciumado pelo namoro do ator com Betty Faria, que antes namorava o diretor.
“Essa história é bem mais cabulosa... Eu me sentia à vontade com relação ao meu relacionamento com a Betty. Nós nos apaixonamos, e ela estava com o Daniel. Ele não aceitou. Minha vida ficou um inferno. O Daniel, para se livrar do chifre, da coisa de ter sido traído, inventou essa história e começou a me perseguir profissionalmente", disse Mário, em entrevista a um podcast, em 2022. Daniel nunca se pronunciou sobre o assunto.

Essa mentira rodou o mundo, mas começou no Brasil em 2011. Um fã criou o blog “Avril está morta”, onde aponta evidências de que a cantora suicidou após o primeiro álbum e foi substituída por uma sósia chamada Melissa. Entre os indícios mais fortes, estão mudanças de aparência e até uma abrupta troca no estilo musical a partir de 2007.
Anos depois, Avril se pronunciou e riu da teoria. “É apenas engraçado para mim”, disse a canadense em entrevista ao podcast “Call Her Daddy”. “Tipo, por um lado, todo mundo diz: ‘Você continua a mesma coisa! Você não envelheceu nadinha!’. Em contrapartida, há uma teoria da conspiração de que eu não sou eu. Sinceramente, não é tão ruim. Poderia ser pior, certo?’’.