Algumas pessoas parecem naturalmente fortes, como se a resiliência fizesse parte do seu DNA. Mas a verdade é que, muitas vezes, subestimamos nossa força mental. Você pode ter enfrentado tempestades na vida pensando que eram pequenas, mas certas experiências podem nos tornar mais resilientes e mentalmente mais fortes do que a maioria. Confira, a seguir, sete exemplos de situações que engrandecem nossa inteligência emocional.
Você mudou radicalmente a forma como ganha a vida: Embora a vida de todos seja repleta de desafios, o que faz a diferença são os enfrentamos. As pessoas que precisam se reinventar e trabalhar em algo que nunca fizeram antes, por exemplo, abraçam a mudança, independentemente do quão centradas sejam. São pessoas que aprendem a fazer algo que ainda não sabem fazer e que demonstram humildade intelectual nesse processo.
Você já enfrentou uma doença grave ou esteve com alguém que enfrentou? Quando enfrentamos uma doença, seja a nossa ou a de um ente querido, é impossível não desenvolver uma certa força mental para superá-la. A doença nos leva ao limite e nos testa de inúmeras maneiras. Se você já viveu essa situação, seja como paciente ou cuidador, é quase certo que você já enfrentou seus medos, se adaptou e cresceu nesse processo, mesmo sem perceber.
Você conseguiu manter a calma em meio ao caos: Quando tudo ao seu redor está em crise, manter a calma permite que você pense com clareza, tome decisões racionais e não se deixe dominar pelo caos e pelas emoções que o acompanham. É uma prova da sua resiliência.
Você aprendeu a deixar ir: Como explicam os psicólogos da Open Minds, "o desapego é uma ferramenta poderosa para melhorar nosso bem-estar emocional e nossa capacidade de nos relacionarmos de forma saudável com os outros". Desapegar não é fácil, mas se você dominar esta habilidade e perceber que pode haver fardos que afetam seu bem-estar, você será mentalmente mais forte do que a maioria das pessoas.
Você falhou, mas se levantou novamente: Qualquer pessoa bem-sucedida dirá que o fracasso não é ruim, mas sim um degrau no caminho para o sucesso. E a verdade é que ele representa uma oportunidade de aprender, crescer e melhorar.
Você aprendeu a dizer “não”: Muita gente não saber dizer "não" em seus relacionamentos, sejam eles românticos, familiares ou profissionais. Dizer “não” é aprender a impor limites e isso exige coragem. É um processo que ajuda na autodefesa, no fortalecimento dos próprios valores e, principalmente, no amor próprio. É sobre priorizar a si mesmo e ter uma compreensão mais clara do que nunca de onde e quando vai investir seu tempo e energia.
Você pediu ajuda quando precisou: Se você pensa que força mental significa ser capaz de fazer tudo sozinho, você realmente não entende o significado desse termo. Quando pedimos ajuda, demonstramos vulnerabilidade e humildade, admitimos que não temos todas as respostas e que as pessoas ao nosso redor podem nos ajudar a crescer. Pedir ajuda não significa que você é fraco; significa que você é sábio o suficiente para reconhecer suas limitações e forte o suficiente para superá-las.