Neste domingo, dia 11 de maio, comemoramos o Dia das Mães, um dos mais especiais do ano em que homenageamos aquelas que nos deram a vida e ensinaram a ser quem somos hoje. E quem gosta de doramas vez ou outra já se pegou admirando algumas mães de séries famosas e sua força para lidar com as adversidades da vida.
Nos doramas, as mães são tudo, menos personagens coadjuvantes. Muitas vezes, são elas que sustentam toda a narrativa com seu amor incondicional, sacrifícios e de maneira extraordinária. Seja enfrentando tragédias ou o mundo todo para proteger seus filhos, elas nos mostram, cada uma de sua maneira, o poder e prazer de ser uma mãe.
Nesta seleção especial para o Dia das Mães, escolhemos 7 doramas que nos presentearam com personagens maternas marcantes e inesquecíveis. Prepare-se para se emocionar e, talvez, ligar para a sua mãe logo depois de assistir.
Este dorama é um exemplo de família e relações maternas. Em ‘Se a Vida Te Der Tangerinas...’. temos duas mães excepcionais: Jeon Gwang-rye, uma tradicional nadadora coreana que faz o possível e impossível para o crescimento confortável de sua filha Ae-sun, e a própria, já crescida, que leva o ensinamento da mãe para manter relações com seus filhos. Doce, sorridente e impecável, ela é o ponto alto da série em todos os momentos possíveis.
Young-soon criou o filho com rigor e disciplina, sonhando com um futuro brilhante para ele, mesmo que isso significasse ser uma mãe difícil e rigorosa. Após um acidente que o deixa com a mente de uma criança, ela tem a chance de reconstruir essa relação, desta vez com afeto e delicadeza. Este é um dorama agridoce que vai te fazer chorar com relação de mãe e filho em diversos momentos.
Embora a trama principal seja focada em um caso de vingança, ‘A Lição’ nos presenteia com Kang Hyeon-nam, uma aliada da protagonista em seu acerto de contas. Agredida pelo marido alcoólatra, ela faz de tudo para o bem-estar da filha, que também sofre com as agressões, e suporta tudo em silêncio em nome do amor – até preferindo ficar longe para que ela possa ser bem-sucedida nos Estados Unidos.
Cha Yu-ri falece em um acidente e acompanha por anos, como fantasma, o crescimento da filha que deixou para trás. Quando recebe a chance de voltar à vida por 49 dias, ela reencontra a filha e o marido, que agora têm uma nova vida. Uma história comovente do início ao fim sobre o instinto materno que transcende até mesmo a morte.
Muito mais que um drama nostálgico dos anos 80, essa série brilha ao retratar a rotina e o sacrifício silencioso de mães de diferentes estilos e classes sociais, especialmente em uma época onde as mulheres não tinham os poderes e privilégios de hoje. Elas cozinham, se doam, se anulam e, acima de tudo, amam incondicionalmente. A série inteira é uma carta de amor às simples mães de qualquer lugar do mundo.
Em uma série dominada por poder e ganância, Oh Yoon-hee se destaca por ser a mãe que faz de tudo - tudo mesmo! - para tirar a filha do ciclo de desigualdade que permeia a elite. Contraditória e falha em diversos momentos, mas extremamente humana, ela é prova de que mães não precisam ser perfeitas para serem inesquecíveis.
Jo Kang-ja, uma ex-encrenqueira do colégio, vive hoje como uma dona de casa discreta. Mas ao descobrir que sua filha sofre bullying e violência na escola, ela volta às raízes, se disfarça de aluna e se infiltra no colégio para enfrentá-los. É a mãe que todos queriam ter: destemida e com coração de leoa.