Você já ouviu falar sobre a filosofia tolteca? Assim como filósofos famosos, como Sócrates e Platão, Don Miguel Ruiz resolveu dedicar grande parte da sua vida ao estudo da humanidade.
O mexicano, autor do livro “Os Quatro Compromissos”, é o maior nome da filosofia tolteca, adotada por diversos famosos, como a campeã do "BBB 21", Juliette Freire, que já recomendou a obra de Miguel.
Para essa tradição, cada pessoa molda própria existência por meio de pensamentos, palavras e escolhas, ou seja, você é responsável pela forma de levar a vida.
Em entrevista exclusiva ao jornal San Diego Red, ele conta um pouco mais sobre sua trajetória, fala sobre sua filosofia e reflete a respeito da humanidade contemporânea. Confira os detalhes:
Don Miguel Ruiz, autor nascido em Tijuana (México) e criador de um dos maiores best-sellers mundiais sobre autoconhecimento e crescimento pessoal, era médico, mas, atravessado por diversos questionamentos sobre a vida, resolveu largar tudo e se dedicar à filosofia.
“Eu costumava realizar cirurgias com meus irmãos Luis e Carlos, praticava medicina e, em certo momento, percebi que havia algo mais importante e me interessei por psicologia. Com alguma controvérsia por parte daqueles ao meu redor, abandonei a medicina para explorar algo novo: entender como a mente humana funciona [...] Então, decidi investigar minha própria mente: por que faço o que faço? Por que trato as pessoas da maneira que trato e por que reajo às suas perguntas ou me comporto da maneira que me comporto?” Contou em entrevista para o jornal San Diego Red.
Sua obra, baseada na sabedoria tolteca e publicada em 1997, já vendeu mais de 4 milhões de exemplares e se tornou um guia essencial para a compreensão da vida.
Conhecido pela filosofia tolteca, o escritor, no livro Os Quatro Compromissos, resume a filosofia em quatro regras/ensinamentos práticos para incorporar no dia a dia para viver com mais consciência, liberdade emocional e menos sofrimento. Confira:
1. Seja impecável com a sua palavra: compartilhe amor e irradie positividade na maneira como fala com você e com os outros.
2. Não leve nada para o lado pessoal: se alguém quer te ofender, está ofendendo a si mesmo, e esse é o problema dessa pessoa, então deixa para lá.
3. Não tire conclusões: acreditamos que elas são verdadeiras e poderíamos jurar que são reais. Pare de imaginar problemas.
4. Sempre dê o seu melhor. Sempre faça o melhor que puder, mas cuidado com o perfeccionismo e a frustração.
Ainda em entrevista para o jornal San Diego Red, Don Miguel Ruiz também indicou a existência de um quinto acordo.
“Isso acontece quando você já tiver aperfeiçoado os 4 acordos, e você fará isso não a partir de uma posição social em que se considera muito inteligente, não é isso que quero dizer, mas você será cético no sentido de que eles vão lhe dizer o que acreditam ser verdade, e talvez seja verdade para o mundo que eles construíram, mas isso não significa que seja verdade para os outros”, explicou.
Segundo Don Miguel Ruiz, a raiz de conflitos pessoais e coletivos está na tentativa constante de impor controle:
“O que existe na mente de quase todos os seres humanos é uma guerra pelo controle [...] Então, todos querem impor seus pensamentos aos outros e controlá-los , e se não o fazem, magoam tanto que você fica com raiva porque elas não são o que você quer que sejam. Mas se disserem o que querem que você seja, você vai se rebelar. O problema da humanidade é muito simples: somos animais domesticados. Fomos domesticados para sermos o que eles querem que sejamos. Nossos pais nos domesticaram para sermos uma cópia deles mesmos, e fazemos o mesmo com nossos filhos [...] Todos vão querer nos controlar. Isso explica o comportamento de toda a humanidade, a guerra, as injustiças, tudo é uma guerra de controle: de nação para nação, de povo para povo, de tribo para tribo”, afirmou o estudioso em entrevista
player2