
'Se a Vida Te Der Tangerinas...' chegou ao fim na última sexta-feira, dia 28 de março, repleto de emoção na Netflix. O dorama, considerado por muitos o melhor de 2025 até o momento, levou fãs às lágrimas com o desfecho dos personagens principais e uma morte muito dolorosa.
Apesar de não ter sido um k-drama de grandes mistérios e sim focado em uma história de amor e família na Ilha de Jeju, os olhos mais atentos perceberam algumas questões soltas ao longo de 'Se a Vida Te Der Tangerinas...', pelo menos até o último episódio - cujo final te explicamos aqui no Purepeople.
Por isso, hoje, trouxemos 3 perguntas que foram respondidas nos '45 do segundo tempo' pela série fenômeno da Netflix e, mesmo que não percebidas por muita gente, fizeram com que o final do dorama fosse um dos melhores dos últimos tempos. Venha saber quais foram!

[Atenção: este texto pode conter spoilers da série mencionada. Caso você não queira vê-los, aconselhamos que não continue a leitura].
Desde sua infância, Ae-sun, interpretada por IU, foi apaixonada por grampos de cabelo. A personagem usou um específico em formato de flor desde os primeiros anos até o início da vida adulta. Já seu marido Gwan-sik (Park Bo-gum), sempre se certificou que ela tivesse um grampo para usar em seus cabelos - mesmo quando a situação não estava nada fácil.
Quando Gwan-sik morre, Ae-sun abandona pela primeira vez os grampos. Depois de viver um longo momento de luto pelo seu grande e primeiro amor, a protagonista se reencontra em meios aos poemas, que começou a escrever em seus últimos momento juntos. E, com a publicação do seu primeiro exemplar, ela voltou a usá-los.

Antes de morrer, Gwan-sik disse à filha que não conseguiu realizar o sonho de Ae-sun de lançar seu próprio livro. Quando isso finalmente acontece, o uso dos grampos é uma forma de mostrar que os pequenos esforços que ele fez para ela ao longo da vida nunca serão esquecidos, bem como os acessórios são uma forma de tê-lo sempre perto.
Já no final de 'Se a Vida Te Der Tangerinas...', Ae-sun consegue publicar seu primeiro livro em pouquíssimo tempo, e sem ser cobrada pela editora Chloe Lee, que coincidentemente (ou não) é interpretada pela atriz Yeom Hye-ran, que também vive Jeon Gwang-rye, a mãe de Ae-sun, no início do dorama.
Mais tarde, é revelado que é Chloe quem encontra o anel de ouro que Ae-sun jogou no campo de flores quando foi pedida em casamento por Gwan-sik. Por fim, as teorias indicam que ela possa ser uma reencarnação de sua mãe, uma vez que a protagonista fez o desejo para que, em sua próxima vida, ela tivesse um trabalho no escritório e não como mergulhadora. O fato de serem a mesma atriz é o principal motivo para isso.

Nos últimos episódios de 'Se a Vida Te Der Tangerinas...', Gwan-sik passa por momentos conturbados com a prisão do filho Eun-myeong, o que o faz vender seu barco para pagar a fiança. Sem recursos, ele acaba também vendendo um campo de repolhos para investir todo seu dinheiro em um restaurante.
No entanto, o que parecia o negócio mais promissor de suas vidas acaba virando um golpe, o que colocou a família novamente em situação delicada. Porém, como em um passe de mágica, a equipe de uma atriz super famosa liga ao restaurante dizendo que ela iria comer no local e gravar algumas tomadas por lá. O resultado da divulgação do restaurante de Ae-sun e Gwan-sik e um sucesso instantâneo a partir daí.
Então, isso nada mais é do que a vida retribuindo as gentilezas de Gwan-sik. Anos atrás, o pescador ajudou uma mulher que estava prestes a acabar com sua vida a fugir de Jeju. Na ocasião, ela perguntou como poderia retribuí-lo, e ele não aceitou sua ajuda. Porém, foi a própria quem se encarregou de o ajudar quando tudo parecia estar à beira do colapso, retribuindo o favor.