O cuidado com a saúde corporal tem deixado de ser visto como um método estético e tem ganhado mais adeptos para buscar a longevidade.
Mesmo assim, a obesidade ainda cresce no Brasil. Segundo dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Aumentar e Nutricional), do Ministério da Saúde, 34,66% da população está com algum nível de obesidade.
Celebrado em 11 de outubro, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é um lembrete importante sobre os riscos do excesso de peso e a necessidade de cuidar da saúde física e emocional.
Diversas personalidades conhecidas já passaram por essa transformação, seguidas de vários obstáculos como emagrecimento radical e críticas sobre suas mudanças bruscas.
Abaixo, o Purepeople lembra 10 artistas que lutam contra a obesidade.
A cantora Jojo Todynho é um dos maiores exemplos recentes. Após fazer cirurgia bariátrica em agosto de 2023, a dona do hit ‘Que tiro foi esse?’ perdeu mais de 86 quilos e adotou uma rotina de exercícios e alimentação equilibrada.
Embora tenha se esforçado, ela ainda recebe críticas: “As pessoas falam: ‘Com dinheiro é mole’. O dinheiro é maravilhoso, ele ajuda em muita coisa, sem hipocrisia, mas você também tem que querer essa mudança”, afirmou a cantora, que segue motivando seus seguidores.
O apresentador do Multishow, Gominho, também mudou o estilo de vida após sentir dores no corpo. Ele chegou a pesar 145 kg e hoje está com 97 kg.
Já a sertaneja Simone Mendes perdeu 30 kg e revelou que enfrentou resistência à insulina. “Eu estava pesando quase 90 kg e tenho 1,52 m. Nada me emagrecia… fui a uma nutróloga, ela começou a fazer alguns exames e descobri no meu metabolismo, resistência à insulina e outras questões que me faziam não emagrecer”, contou no Mais Você.
O apresentador do SBT, João Silva, filho de Faustão, fez cirurgia bariátrica aos 16 anos e perdeu 75 kg. “Acho que foi a melhor decisão que eu fiz para minha saúde”, disse em entrevista ao Ticaracaticast. Seu pai também passou pelo procedimento em 2009 e perdeu mais de 60 kg.
Outro nome marcante é André Marques, que fez bariátrica há 13 anos e ainda se considera 'um obeso em tratamento'. “Fiquei 10 anos bem, mantendo o peso. Há dois anos, tive um reganho de leve. Engordei, perdi minha dog, parei de fumar e engordei quase 19 kg, desses já perdi 17 kg”, contou à CNN Brasil.
“Agora estou me sentindo mais feliz, emagreci, estou me sentindo melhor, mas sei que não posso vacilar. É a busca eterna de estar bem com você mesmo e se cuidar.”
Entre os sertanejos, Fabiano Menotti eliminou mais de 50 kg e atribuiu o sucesso à esposa, Gabriela: “Já foram 40 kg, fora o que ganhei de massa magra! Meu maior incentivo: minha mulher mandou!”, escreveu nas redes sociais.
Já Mari Fernandez perdeu 21 kg com reeducação alimentar após sofrer com refluxo: “Foi um processo difícil, mas necessário para eu poder cantar e viver melhor.”
O ator e humorista Leandro Hassum também mudou radicalmente após a bariátrica, em 2014, quando perdeu mais de 70 kg. “Já ouvi críticas que diziam que eu perdi a graça, mas também ouvi coisas como: ‘Você perdeu a sua essência depois que emagreceu’. Isso de pessoas que nunca me conheceram nem gordo e nem magro”, desabafou.
Por fim, Marcus Majella encarou uma mudança de hábitos em 2022 e perdeu cerca de 30 kg. “Então, não existe milagre. Eu busquei ajuda médica, porque as minhas taxas estavam muito alteradas. O foco, no meu caso, foi a saúde”, afirmou ao Gshow. O ator revelou ainda que seu maior incentivo foi o humorista Paulo Gustavo, vítima da covid-19.
Essas histórias mostram que o emagrecimento vai muito além do poder aquisitivo ou da estética, trata-se de uma questão de saúde, autocuidado e qualidade de vida.
player2
player2
player2