Poucas histórias da TV brasileira são tão saborosas – e cheias de tempero quanto essa! Em 1989, um encontro frustrado entre Fausto Silva e Tim Maia, que completaria 83 anos neste domingo (28), entrou para o folclore da televisão. O que era para ser uma apresentação histórica no "Domingão do Faustão", na Globo, virou um episódio de vingança ao vivo, improviso genial e, claro, um barraco dos bons!
Naquele domingo, a produção do "Domingão" preparava uma recepção de gala para Tim Maia. Faustão, sempre mestre em segurar a audiência, passou quase duas horas anunciando a entrada triunfal do “Síndico”. O público em casa e na plateia esperava ansiosamente pelo cantor, que prometia um show explosivo.
Só que Tim… simplesmente não apareceu.
Segundo o site Histórias do Cinema e da TV, em vez de correr para o estúdio da Globo, o artista preferiu relaxar no interior do Rio de Janeiro, deixando apresentador, equipe e fãs à deriva. É mole!?
Diante do furo monumental, Faustão não deixou barato. No programa seguinte, escalou o grupo que mais causava na cena humorística carioca da época: os Casseta & Planeta. Bussunda, irreverente como sempre, vestiu enchimentos, peruca e roupas no melhor estilo Tim Maia para uma paródia que parou o Brasil.
Entre brincadeiras com o som, reclamações com os músicos e trejeitos inconfundíveis, a sátira arrancou gargalhadas da plateia, claro! Para Faustão, era a revanche perfeita... se Tim não vinha ao programa, o programa “trazia” Tim – mesmo que em versão fake.
Mas, do outro lado da linha, o verdadeiro Tim Maia não achou graça alguma. Assim que soube da encenação, ligou furioso para a Globo e prometeu acertar as contas. “O Bussunda entrou de Tim Maia e o pessoal caiu na gargalhada. O Tim Maia ficou puto, ligou pra lá e disse que ia dar um tiro na cara do Bussunda”, relatou o humorista Hélio de la Peña em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, em 2021.
Segundo o documentário "Meu Amigo Bussunda", dirigido por Claudio Manoel, o cantor também teria desafiado Faustão para uma briga na porta da emissora. O motivo da fúria era que Tim alegava que Bussunda não precisava de enchimentos para imitá-lo, já que ambos tinham um porte físico parecido.
Apesar do tom explosivo, a história terminou sem violência. Bussunda, bem-humorado, minimizou o episódio em entrevistas exibidas no mesmo documentário e até brincou: “Eu não tenho por que ter medo da porrada, ele não vai. Vai ser igual ao show dele. Ia marcar para não ir”. Eita!
O caso virou um clássico dos bastidores da televisão brasileira! Um verdadeiro duelo de personalidades fortes, improviso ao vivo e um apresentador que soube transformar um bolo em um dos momentos mais lembrados da TV.