menu close2 Menu
search
Cancelar
Veja todas as fotos
Fauja Singh, o 'Tornado de Turbante': 114 anos, 6 filhos, 14 netos, dieta vegetariana e exercícios que impulsionaram uma lenda dos esportes; indiano é a pessoa mais velha a completar uma maratona inteira de 42 km
Publicado em 1 de novembro de 2026 às 10:30
Siga o Purepeople no Google Adicione-nos às suas fontes preferidas
Maratonista Fauja Singh superou dificuldade em andar na infância, passou a correr quase aos 90 anos e ao completar maratona fez história. Conheça o 'Tornado de Turbante'
Fauja Singh, o 'Tornado de Turbante': 114 anos, 6 filhos, 14 netos, dieta vegetariana e exercícios que impulsionaram uma lenda dos esportes; indiano é a pessoa mais velha a completar uma maratona inteira de 42 km Superidoso alegava ter 114 anos e só não parou no Livro dos Recordes por conta de ausência de certidão de nascimento - Fauja Singh morreu em julho de 2025 atropelado em estrada Primeiro centenário a completar uma maratona, superidoso teve dificuldade para andar até os 5 anos Primeiro centenário a completar uma maratona, Fauja Singh passou a correr em 2000 aos 89 anos e era o 'Tornado de Turbante' Fauja Singh tinha dieta vegetariana e evitava alimentos processados, álcool e cigarro

A idade avançada é apenas um detalhe quando pensamos em superidosos que mantém a prática de exercícios físicos e seguem em atividade profissional mesmo com o passar de décadas. Um exemplo dessa superação de pessoas centenárias foi Fauja Singh, indiano que morreu aos 114 anos ao ser atropelado em estrada aos 114 anos em 14 de julho de 2025.

O maratonista alcançou um recorde que só não foi parar no Guinness Book por falta da certidão de nascimento - alegava ter nascido em 1º de abril de 1911, filho de dona de casa e de um agricultor. Em outubro de 2011, o atleta conhecido como "Tornado de Turbante" se tornou o primeiro centenário a completar uma maratona (de 42km), segundo a imprensa internacional.

Maratonista centenário passou a correr no ano 2000

E se você pensa que a paixão pela corrida foi desenvolvida lá na infância, adolescência ou no começo da vida adulta se enganou. Fauja passou a correr aos 89 anos e disputou sua primeira maratona no ano de 2000 em Londres (Inglaterra), que conclui em quase 7 horas.

O na época quase nonagenário alegou que se inspirou ao ver corridas pela TV e definiu o hábito de correr como um ato espiritual. "É tudo por causa de Waheguru (Deus maravilhoso)", respondeu ao ser questionado a fonte de tamanha disposição.

A história de superação ganha contornos ainda mais impressionantes pois na infância era bastante frágil e até os cinco anos tinha dificuldade para andar.

Veja também
Mel Brooks, 100 anos e ícone do cinema, deixou de pensar na morte há 4 décadas: 'Se o fizesse, estaria pensando nela o tempo todo'
Dieta vegetariana do maratonista centenário

Pai de seis filhos, frutos do casamento com Gian Kaur, morta em 1992, avô de 14 netos e bisavô de 14 bisnetos, Fauja surpreendeu os organizadores da maratona de Toronto (Canadá) em 2003 ao concluir a prova em quase seis horas (5h40 para ser exato). Quase dez anos mais tarde, em 2012, mantinha uma rotina com alongamentos, caminhadas e leves trotes.

"Você não para de fazer isso só porque atingiu uma certa idade", ensinou o maratonista então com 101 anos. Outro segredo poderia estar na dieta à base de vegetais frescos e frutas. Arroz, grãos integrais e lentilhas também faziam parte do cardápio.

'Últimas 6 milhas corro conversando com Deus', afirmou superidoso 

Açúcar, alimentos processados, álcool e tabagismo? Nem pensar. Para Fauja, a saúde física e a mental eram alimentados de forma saudável e natural. Já em 2015, fez uma reflexão a respeito das grandes corridas.

"As primeiras 20 milhas de uma maratona não são difíceis. As últimas seis milhas... eu as corro conversando com Deus", explicou o indiano, que retornou ao país-natal em 2019 pouco antes da pandemia da Covid19 e sem jamais retornar à Grã-Bretanha.

Matérias relacionadas
Dick Van Dyke, 100 anos, liga falta de sentimentos ruins à longa vida: 'Sempre achei que a raiva é algo que corrói o interior de uma pessoa'
Dick Van Dyke, 100 anos, liga falta de sentimentos ruins à longa vida: 'Sempre achei que a raiva é algo que corrói o interior de uma pessoa'
Ela tinha 101 anos: este ícone do cinema internacional passou seus últimos dias em um lar de idosos instalado em dois castelos
Ela tinha 101 anos: este ícone do cinema internacional passou seus últimos dias em um lar de idosos instalado em dois castelos
Perto dos 102 anos, idosa diretora de escola mantém rotina de 5h de trabalho por 3 vezes na semana e segue dieta adventista sem sal e só com peixe, legumes e saladas: 'Me sinto jovem para trabalhar'
Perto dos 102 anos, idosa diretora de escola mantém rotina de 5h de trabalho por 3 vezes na semana e segue dieta adventista sem sal e só com peixe, legumes e saladas: 'Me sinto jovem para trabalhar'
Por Guilherme Guidorizzi | Notícias da TV, novelas e famosos
Escreve sobre novelas e entrevista o elenco para trazer as novidades dos próximos capítulos. Produz conteúdos sobre famosos e TV.
Palavras-chave
Famosos Internacionais Fotos de famosos Lifestyle Esporte Curiosidades Entretenimento