[ALERTA: o texto a seguir pode conter gatilhos para vítimas ou pessoas sensíveis a assuntos relacionados a assédio]
A exibição das imagens que mostram Pedro tentando beijar à força Jordana Moraes no "BBB 26" provocou indignação, debates acalorados e uma dúvida que rapidamente tomou conta das redes sociais.
Afinal, por que a cena exibida pela TV Globo no programa do domingo (18) tinha qualidade inferior em comparação às demais câmeras do reality? O assunto ganhou força entre fãs do programa e levantou teorias diversas, incluindo suposta tentativa de proteção à vítima ou até preservação de marcas patrocinadoras.
A cena ocorreu na despensa da casa do BBB 26, um dos espaços menos utilizados do reality. A imagem apresentada ao público aparecia pixelada e com definição inferior ao padrão ao qual os telespectadores estão acostumados. No X, antigo Twitter, um usuário questionou: "Por que a Globo exibiu a cena da despensa com aquelas imagens sem qualidade?"
Houve ainda especulação de outro perfil: "Eu acho que é para não expor tanto a vítima e para não deixar os patrocinadores, com os produtos que estão expostos nas prateleiras, associados ao crime".
Segundo informações de especialistas ouvidos pela coluna de Lucas Pasin, do Metrópoles, a despensa conta com câmeras que fazem parte de um mosaico de segurança. Esses equipamentos só têm gravação em alta qualidade quando estão sendo exibidos ao vivo em alguma plataforma. Como o ocorrido não era esperado e a câmera raramente é utilizada na edição diária do programa, a única gravação disponível era a do sistema de segurança, o que explica a baixa definição exibida pela emissora.
O jornalista Rick Souza, também se manifestou nas redes sociais. Segundo ele, “uma explicação técnica plausível: as imagens só devem ser armazenadas em Full HD quando elas estão no ar em alguma plataforma. O momento em que a legenda muda para vermelho coincide com os vídeos que circulavam por aqui mais cedo. Devem ter pego o arquivo PVW do switcher”.
O caso ultrapassou os limites do entretenimento e chegou à esfera policial. A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, abriu um inquérito para apurar o episódio de importunação sexual envolvendo Pedro no BBB 26. Segundo nota enviada ao Metrópoles, as imagens serão analisadas e o ex-participante será chamado para prestar depoimento.
“A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá apura o caso de importunação sexual, após a autoridade policial tomar ciência do ocorrido no programa. As imagens serão analisadas e o ex-participante será chamado para prestar depoimento. Diligências estão em andamento para esclarecer os fatos”, informou a Deam no comunicado oficial.
Após deixar o confinamento, novos desdobramentos vieram à tona. De acordo com apuração do jornalista Leo Dias, a família decidiu internar Pedro em uma clínica psiquiátrica após ele apresentar um surto. A repórter Janaína Nunes, da Leo Dias TV, relatou durante o programa Melhor da Tarde que o ex-brother estaria delirando desde a saída do reality.
Segundo o relato, Pedro estaria falando coisas sem sentido, demonstrando desorientação e confusão mental, chegando a acreditar que iria para a França e sem conseguir lembrar com clareza quem era o apresentador Tadeu Schmidt.