Quem assistiu ao "Big Brother Brasil 16" sabe que a amizade de Ana Paula Renault, atualmente confinada novamente no jogo, com Munik Nunes era fortíssima e, ao que tudo indicava, bem sincera. Mesmo que você não tenha torcido pra loira na época, há de concordar: elas eram unha e carne e funcionavam perfeitamente na simbiose do confinamento. Era declaração de amor pra lá, carinho pra cá, sofrimento juntas no Paredão…
Só que hoje? Se tratam como meras desconhecidas. Sim, todo aquele amor foi pro ralo, aparentemente. O que será que aconteceu com uma relação que parecia tão sólida? Foram de Fernanda e Pitel? Abaixo, o Purepeople Brasil te explica tu-do!
Há 10 anos, Ana Paula virou o centro das atenções no "BBB", pro bem ou pro mal. Cheia de fãs e haters, a loira protagonizou momentos hilários, caóticos e inesquecíveis na casa mais vigiada do país, sendo fortíssima candidata ao prêmio - que, na época, era de R$ 1,5 milhão. Contudo, um tapa em um adversário (em meio a um plano do grupo rival) fez com que ela perdesse qualquer chance de levar o Top 1. E aí… Munik foi a felizarda.
Antes do episódio fatídico, as duas eram quase irmãs. Munik “comprou” o jeito expansivo e desbocado de Ana, enquanto a jornalista, então com 34 anos, decidiu proteger a “Pequi” (apelido carinhoso da morena, que tinha só 19 na época). Rolava química, muito toque, muito afeto - algo que transbordava pela casa e aqui fora também. Tanto que surgiram shippers: os famosos “Anniks” (Ana + Munik).
No jogo, elas se uniram a Ronan e dona Geralda, formando um grupo fortíssimo que derrubou vários adversários. Após a desclassificação de Ana, o trio chegou a dizer que se sentia “órfão” e vivia falando da loira. Tinha ficado um vazio. “Nós somos três contra um. Não é possível que essa menina ganhe a liderança de novo. […] Ana Paula está em espírito e é nós na liderança”, disse Munik antes da Prova do Líder que levou Maria Cláudia à final.
Aqui fora, Ana também fazia questão de declarar torcida à fiel aliada. “Acho que Pequi tem tudo pra ganhar! Ela é sincera, espontânea e tem personalidade. Quero os três na final! Minha gangue, não é meixxxmo?”, brincou ao jornal Extra na época.
E, de fato, Munik levou a melhor numa final emocionante. Ana chorava como uma mãe orgulhosa, abraçava a amiga com aquela energia de quem queria ver a outra brilhando na vida… Só que todo esse carinho foi, aos poucos, se apagando. Meses depois do fim do programa, fãs começaram a notar um afastamento estranho e o tal do climão começou a dar as caras.
Primeiro, Munik deixou de seguir Ana no X (antigo Twitter). Depois, em 2017, elas se reencontraram quando todo mundo já sentia que tinha algo esquisito no ar e negaram qualquer problema. “Ela é minha amiga sim, meu povo”, garantiu Renault, chamando a morena de “gata” nas redes. “Eu e a Ana não conversamos pelo Twitter. Follow é só pra mandar mensagem privada”, justificou Munik na época.
Meses depois, a campeã se casou e Ana Paula marcou presença na cerimônia ao lado do empresário Anderson Felício, que mais tarde participaria com ela do “Power Couple”. Tudo parecia bem, papo de internet… até que, em 2018, a situação azedou de vez.
Naquele ano, Ana Paula e Nadja Pessoa entraram em “A Fazenda 10” e protagonizaram grandes tretas. Ao ser questionada por fãs sobre pra quem torcia no reality rural, Munik foi direta: “Pro [Aloísio] Chulapa. Não vai pra Ana Paula e também não vai pra Nadja".
E não parou por aí: “São coisas dos bastidores, coisas que só a gente sabe. Muita gente pode falar: ‘ah, você não tá torcendo pras suas amigas’. Não, não são minhas amigas. Se fossem, eu estaria torcendo! Não adianta eu expor. Se a Ana Paula ou a Nadja quiserem falar, aí eu falo também".
Aí, pronto: a internet entrou em modo CSI. Muita gente criou teorias envolvendo posicionamento político - Munik demonstrando inclinação mais à direita (anos depois, declarou voto em Jair Bolsonaro) e Ana Paula sempre se posicionando mais à esquerda. Mas isso nunca foi confirmado como motivo oficial do rompimento.
Em 2021, as duas falaram ao Splash UOL e deram versões diferentes sobre o afastamento. Munik contou que a confusão teria começado por causa de uma nota na imprensa sobre um suposto valor de cachê de Ana Paula: “Tivemos algumas discussões. Saiu a nota e ela veio me acusar como se eu tivesse plantado aquilo. Não gostei da forma como ela falou comigo por ligação. Falei que não tinha sido eu".
Ela ainda afirmou que, depois, soube por uma pessoa próxima que Ana teria falado mal dela e do casamento: “Fiquei horrorizada. Quando ela começou a falar de você, eu não curti".
Já Ana Paula tem outra versão: “Participei de dois realities e nunca falei mal de ninguém, quanto mais em uma festa de casamento. Parece que a assessoria que ela contratou na época disse que não seria bom pra carreira dela na Globo ter a imagem vinculada à minha. E ela se afastou mesmo".
E finalizou, sem papas na língua: “Tenho 40 anos e não tenho uma ex-amiga. Nunca me acusaram de falar mal pelas costas. Não vai ser de Munik que eu vou aceitar esse tipo de coisa. Seria mais honesto ela admitir por que resolveu se afastar". Vish! Triste ver uma amizade que parecia tão forte terminar assim, né? Mas, como diria a própria internet… são coisas da vida, minha gente.