Se há algo pelo qual as mulheres japonesas são conhecidas, é pelo seu cabelo lindo, brilhante e liso, algo que não deixa o resto do mundo indiferente. É por isso que existem técnicas que prometem alisamento japonês. É verdade que a genética desempenha um papel importante, mas elas também dedicam muito tempo e cuidado aos seus cabelos.
Segundo a especialista María Roberts, fundadora do spa capilar Studio 25 (Madrid), que se formou no Japão antes de abrir seu negócio, ela contou à Vogue que no Japão descobriu que se dá muita importância ao cuidado e à proteção do couro cabeludo.
Especificamente, a técnica de lavagem de cabelo mais comum usada pelas mulheres japonesas envolve o uso simultâneo de duas escovas de massagem de silicone, uma de cada lado da cabeça. Esse método visa promover uma limpeza profunda do couro cabeludo, além de estimular a circulação sanguínea para uma saúde capilar ideal.
"A melhor maneira de massagear o couro cabeludo é começar na parte de trás da cabeça e ir subindo, sempre prestando atenção especial à coroa, onde se concentra a maior parte das terminações nervosas", explica Roberts.
© Reprodução
Utilizar essa técnica faz todo o sentido, pois, ao aplicar o shampoo, potencializa os efeitos da massagem e permite alcançar todas as partes do couro cabeludo. Segundo o especialista, além de estimular o crescimento capilar, a própria massagem é uma ótima maneira de aliviar a tensão do couro cabeludo.
Mas, além da massagem no couro cabeludo, no Japão também se dá muita importância aos óleos para o tratamento do couro cabeludo. Faz parte dos rituais capilares, e com esses óleos eles reequilibram o couro cabeludo e mantêm o cabelo limpo por mais tempo.
Como explicou María, eles os usam antes de aplicar o xampu, mas não apenas nos rituais pré-xampu, e sim depois. Por exemplo, as gueixas usavam óleo de camélia para dar brilho aos cabelos e para pentear — um óleo muito nutritivo que previne a quebra.
Outro ponto ao qual as mulheres japonesas dão grande importância é a secagem do cabelo. Segundo Roberts, elas secam os cabelos delicadamente e sem esfregar, algo que sabemos ser crucial para evitar que a cutícula se abra e o frizz ocorra. Antes de começar a desembaraçar, elas secam os cabelos com toalhas de microfibra altamente absorventes, dando leves batidinhas com a toalha ou com uma camiseta de algodão. A JJ Cosmetics, marca especializada em produtos asiáticos, destaca que, no Japão, o objetivo da secagem é remover até 70% da umidade antes de usar o secador. Isso reduz significativamente o uso do secador e evita os danos causados pelo calor.
player2