Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Amor de Mãe
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Amor Sem Igual
Novela Salve-se Quem Puder
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza & Estilo
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Protetor solar em cápsula não substitui o tradicional: 'Fator em torno de 4'

Compartilhe no Facebook
O novo formato de bloquear os raios solares não é considerado eficaz o suficiente para ser utilizado sozinho, mas foi uma solução encontrada para quem tem doenças pigmentares. A demartologista Lilia Guadanhim explicou com exclusividade ao Purepeople que as cápsulas podem provocar efeitos colaterais e não devem ser ingeridas por gestantes e crianças sem indicação médica

A tecnologia, que já mostrou ser uma aliada do universo da beleza, está sendo usada para aprimorar diversas áreas e não poderia ser diferente no combate aos raios solares. A novidade que envolve o cosmético que deve ter um lugar fixo no necessaire em todas as estações do ano está no novo formato que, ao invés do modelo tradicional em creme, pode ser ingerido através de cápsulas. Assim como as maquiagens que bloqueiam os raios, esse estilo de proteção ainda não é eficaz como a dermatologista Lilia Guadanhim revela em entrevista para o Purepeople: "É importantíssimo ressaltar que o termo 'filtro solar em cápsulas' dá a sensação de que o protetor solar pode ser substituído por cápsulas e suplementos, o que não é verdade!"

Diferença do tradicional para a cápsula: 'Fator em torno de 4'

A nova forma ajuda na defesa contra os raios, mas é indicado utilizá-la como um complemento, principalmente por quem precisa se proteger ainda mais do sol devido a certas características como as sardas. "Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, o filtro solar ideal contém amplo espectro, protege contra radiação UVA e UVB e deve ter FPS mínimo de 30 e PPD mínimo de 10", explica a especialista ao desenvolver: "Suplementos orais contendo Polypodium Leucotomos podem ser adjuvantes na proteção solar, mas em geral, equivalem ao uso de um filtro solar com fator em torno de 4." A maneira encontrada para bloquear os raios é diferente da que é utilizada pelo filtro em creme. "O mecanismo principal é a redução de espécies reativas de oxigênio. O polypodium leucotomos é um extrato antioxidante, e assim, reduz a formação de radicais livre após a exposição solar e reduz o dano à pele", esclarece a médica ao acrescentar: "Apesar de ser muito usado em doenças pigmentares, como melasma, onde a principal radiação envolvida é a UVA, a maior comprovação científica para o uso desses suplementos é que funciona melhor contra UVB."

Contraindicações e efeitos colaterais: 'Crianças sem orientação médica'

Não existe nenhuma recomendação específica antes ou depois de ingerir a cápsula, mas é preciso se atentar aos efeitos colaterais. "Em geral, incluem desconforto gástrico e coceira", aponta Lilia ao alertar: "Os suplementos são contraindicados em pacientes com hipersensibilidade a algum componente da fórmula, além de gestantes e crianças sem orientação médica."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.