'Saramandaia': José Mayer, Lilia Cabral e elenco lançam novela das 23h no Projac
Publicado em 5 de junho de 2013 09:53
Por Purepeople
A nova versão de "Saramandaia", uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia brasileira, estreia no dia 24 de junho e, nesta terça-feira (4), o elenco e a equipe lançaram oficialmente o remake com uma entrevista coletiva realizada no Projac. O autor Ricardo Linhares e astros como José Mayer, Lilia Cabral, Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira e Leandra Leal, junto com os novos talentos ainda desconhecidos pelo grande público, receberam a imprensa para falar do que vem por aí na nova novela das onze da Globo. A trama original de Dias Gomes foi exibida há 37 anos atrás, mas muita gente se lembra ou já ouviu falar de João Gibão, Dona Redonda e outros personagens antológicos do realismo fantástico da trama, que tinham algumas características bem peculiares. Esse clima sobrenatural perpassava todo o ambiente onde aconteceu o lançamento, desde a decoração - que tinha gaiolas em um canto, mesa de doces de mentira e de verdade e objetos com estilos de diferentes épocas -, até os comentários
Lília Cabral e José Mayer lançam 'Saramandaia' em entrevista coletiva no Projac, junto com o autor, equipe e parte do elenco da trama, em 4 de junho de 2013
Matheus Nachtergaele chegou atrasado ao lançamento de 'Saramandaia', mas conseguiu ver o clipe com cenas da novela, que foram exibidos novamente para ele assistir. E ainda tascou um estalinho na amiga vera Holtz
A loiríssima Leandra Leal posa na coletiva de imprensa de 'Saramandaia'
Georgiana Góes,  Débora Bloch, Leandra Leal e Lívia de Bueno se divertem na coletiva de 'Saramandaia'
Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro também compareceram à entrevista coletiva de 'Saramandaia' para falar de seus personagens na trama
O autor Ricardo Linhares posa entre os diretores Denise Saraceni e Fabrício Mamberti na entrevista coletiva de 'Saramandaia', a novela das 11 que estreia no dia 24 de junho
O abraço de José Mayer e Matheus Nachtergaele na coletiva de 'Saramandaia'
Debora Bloch posa toda elegante na coletiva de 'Saramandaia'
Renata Sorrah na coletiva de 'Saramandaia'
Ana Beatriz Nogueira posa na coletiva de 'Saramandaia'
Camila Lucciola, mulher de Marcelo Faria, também está no elenco de 'Saramandaia'
Laura Neiva e Pedro Tergolina serão Stela e Thiago, casal que viverá uma história de amor ao estilo Romeu e Julieta em 'Saramandaia'
Marcos Pasquim e Lívia de Bueno serão Carlito e Laura em 'Saramandaia', a próxima novela das onze, da Rede Globo
Thais Melchior e André Bankoff posam na coletiva de 'Saramandaia'
Veja + após o anúncio

A nova versão de "Saramandaia", uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia brasileira, estreia no dia 24 de junho e, nesta terça-feira (4), o elenco e a equipe lançaram oficialmente o remake com uma entrevista coletiva realizada no Projac. O autor Ricardo Linhares e astros como José Mayer, Lilia Cabral, Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira e Leandra Leal, junto com os novos talentos ainda desconhecidos pelo grande público, receberam a imprensa para falar do que vem por aí na nova novela das onze da Globo.

A trama original de Dias Gomes foi exibida há 37 anos atrás, mas muita gente se lembra ou já ouviu falar de João Gibão, Dona Redonda e outros personagens antológicos do realismo fantástico da trama, que tinham algumas características bem peculiares. Esse clima sobrenatural perpassava todo o ambiente onde aconteceu o lançamento, desde a decoração - que tinha gaiolas em um canto, mesa de doces de mentira e de verdade e objetos com estilos de diferentes épocas -, até os comentários do elenco, que contou detalhes sobre seus personagens e suas esquisitices.

Antes da exibição do clipe com as primeiras cenas da novela, o autor Ricardo Linhares falou sobre o que podemos esperar deste trabalho: "É um projeto ousado, pois em um momento em que o realismo ocupa tanto espaço na televisão, a gente está vindo com uma proposta nova, de um linguajar diferente, de conteúdo e de forma. É uma comédia, a primeira do horário das onze. Mas, ao mesmo tempo, não é uma comédia louca, não é uma história sem pé e nem cabeça. O que liga os personagens é a emoção".

Entre os veteranos que integram o elenco estão José Mayer, na pele de Zico Rosado e formando par romântico mais uma vez com Lilia Cabral, que viverá Vitória, uma personagem que não existia na história original. Bem humorado, o ator brinca ao falar das formigas que o fazendeiro solta pelo nariz, na trama. "São formigas amestradas! (risos). Algumas são colocadas na minha mão, ou no meu bigode - durante a gravação -, e o resto é digitalizado. Hoje em dia os recursos de computação gráfica são muito grandes", explica. Já Lilia revela que Bole-bole, a cidade fictícia onde o folhetim se passa, não tem localização exata: "Tem muito a cara do Brasil, mas não é característica de nenhum lugar, porque se você faz uma característica de algum lugar, ela se perde...".

Para outros atores, esta será sua primeira novela, e os estreantes contam com a responsabilidade e alegria de contracenar com colegas já consagrados, como é o caso da modelo internacional e atriz Laura Neiva, que interpreta Stela, neta de Zico Rosado e bisneta de Dona Candinha (Fernanda Montenegro). "Minha primeira cena foi com o Zé Mayer, deu uma ansiedade, porque foi no susto. Não teve ensaio, não teve nada. Mas na hora passou o nervosismo e no final deu tudo certo", conta a jovem, entusiasmada.

Mas não é só quem está chegando agora que precisa se adaptar às novidades. Vera Holtz encara o desafio de viver a célebre Dona Redonda, personagem que foi de Wiza Carla na primeira versão e é sempre lembrada por ter explodido de tanto comer. A atual caracterização da atriz conta com tecnologia nunca antes usada na emissora, para fazer com que ela aparente pesar 250kg. Vera revela: "É tudo novo, esse é um trabalho inédito na televisão brasileira. Tem que estar muito motivado e aprendendo".

Infelizmente, parte do elenco não conseguiu chegar a tempo ao Projac, por causa de imprevistos e problemas no trânsito do Rio de Janeiro. Chandelly Braz, Marcos Palmeira e Gabriel Braga Nunes foram alguns destes casos. Aracy Balabanian pediu à diretora Denise Saraceni para avisar a todos que não pôde comparecer porque estava gravando o "Sai de Baixo", em São Paulo. Matheus Nachtergaele, que será o Seu Enconlheu, marido de Dona Redonda, perdeu a exibição da prévia por ter chegado atrasado, mas nem por isso deixou de assistir às cenas, pois a equipe prontamente apagou as luzes e colocou o clipe no telão mais uma vez. Todos os presentes já haviam assistido, mas poucos foram os que não param para ver novamente. Sinal de que não há dúvidas: vale a pena ver de novo "Saramandaia", ainda que em uma nova versão.

(Por Samyta Nunes)

Palavras-chave
TV Novelas
Sobre o mesmo tema
Novela 'Renascer': saiba como foi a morte de José Inocêncio após uma TRAGÉDIA na primeira versão da trama da Globo
Novela 'Renascer': saiba como foi a morte de José Inocêncio após uma TRAGÉDIA na primeira versão da trama da Globo
9 de janeiro de 2024
'Renascer': De volta às novelas após 7 anos, Maria Fernanda Cândido terá papel inédito como heroína de José Inocêncio
'Renascer': De volta às novelas após 7 anos, Maria Fernanda Cândido terá papel inédito como heroína de José Inocêncio
18 de janeiro de 2024
Notícias similares
Antes do 'BBB 24', Yasmin Brunet surgiu sem roupa em 'Verdades Secretas' e você já pode rever a novela da Globo!
Antes do 'BBB 24', Yasmin Brunet surgiu sem roupa em 'Verdades Secretas' e você já pode rever a novela da Globo!
17 de janeiro de 2024
FINAL da novela 'Renascer': morte emocionante, assassino revelado e mais: o que aconteceu no fim da trama para saber já!
FINAL da novela 'Renascer': morte emocionante, assassino revelado e mais: o que aconteceu no fim da trama para saber já!
25 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Participante de 'A Grande Conquista 2' que apoiou Bolsonaro é desclassificada por motivo inusitado! Entenda
Participante de 'A Grande Conquista 2' que apoiou Bolsonaro é desclassificada por motivo inusitado! Entenda
23 de abril de 2024
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Últimas Notícias