Há 20 anos, Grazi Massafera se tornou uma das celebridades mais queridas do Brasil, após participar do “BBB 5” e se tornar atriz da TV Globo. Prova disso é que ela integra o pódio de um recente estudo que definiu os famosos com mais credibilidade no país. No mesmo ano em que foi revelada, ela precisou vencer a timidez e fez história ao posar completamente nua para a revista Playboy.
Desde que apareceu no “BBB”, Grazi se tornou sonho dos editores - e do público - da revista. A Playboy lançou uma enquete para descobrir qual famosa os leitores queriam na capa na edição comemorativa de aniversário, que sempre chegava em agosto. A então ex-”BBB” ganhou com larga vantagem.
Grazi resistiu aos primeiros convites da Playboy e, como prêmio de consolação aos leitores, chegou a aparecer vestida nas páginas da revista ainda em 2005. Em uma mini-entrevista, disse que ainda não havia tirado a roupa "por ter vergonha", mas não descartou a possibilidade. "'Nunca' é uma palavra que não existe. A gente não sabe o dia de amanhã", declarou.
Segundo rumores que circularam na época, Grazi recebeu R$ 700 mil para posar nua. Como a expectativa era tamanha, a editora Abril mais do que dobrou o número de revistas enviadas às bancas. Foram 700 mil exemplares, em uma época em que eram enviadas cerca de 300 mil cópias.
Apesar de nunca ter revelado o cachê, Grazi confirmou que aceitou a proposta pelo dinheiro. "Caí na real, acabei mudando de iddia e aceitando. A TV é um meio instável. Nunca se sabe o que poderá acontecer e o dinheiro oferecido pela revista é bom demais. Quero ajudar a minha família. Já estou morando no Rio de Janeiro, mas ainda não tenho dinheiro para trazer os meus pais, que estão no Paraná, para cá. Estou fazendo meu pé-de-meia para ficar tranqüila", declarou ao jornal Folha de São Paulo.
Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), que aferia a venda de veículos impressos no Brasil, foram vendidos 563.865 exemplares, um número expressivo que só voltou a ser aproximado 5 anos depois, quando Cleo Pires posou nua. Grazi encerrou 2005 como a Playboy mais vendida do ano, superando Bárbara Borges.
Apesar do sucesso comercial estrondoso, o resultado frustrou parte do público. O motivo? Grazi exigiu que o ensaio fosse mais comportado. De acordo com a Folha, que destacou que as fotos eram “mais recatadas que o normal”, a loira impôs este condição por pensar nos seus "filhos que virão".
10 anos depois, quando sua filha, Sofia, já tinha três anos, Grazi destacou que não tinha vergonha do ensaio nu. “Não me arrependo, pois me deu um bom dinheiro e eu fiz do jeito que eu queria e com os profissionais que eu quis. Eu me protegi da maneira que eu pude na época", declarou ela, em depoimento publicado no site iBahia.