
É preocupante o estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos e internado desde a última sexta-feira (14), no hospital Gemelli, em Roma. Jorge Mario Bergoglio assumiu o trono de Pedro em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, onde cardeais escolhem o pontífice. Francisco sucedeu Bento XVI, que havia abdicado em 28 de fevereiro daquele ano - Joseph Ratzinger morreu aos 95 anos no último dia de 2022.
O papa apresenta "infecção polimicrobiana das vias respiratórias" e a situação clínica foi descrita como "complexa". Diante desse quadro e do novo tratamento, não há previsão de alta para Francisco, que chegou a realizar audiências em casa por conta de uma bronquite e se locomover em cadeira de rodas.
Por sua vez, fiéis deixaram flores diante do hospital onde Jorge Mario está internado como forma de mostrarem torcida pela recuperação do pontífice.

+ mulher de Tiba Camargos fala em 'milagre' uma semana após acidente
Antes da internação, o líder da Igreja Católica em algumas situações recorreu a um assessor para ler seu discurso por conta da dificuldade em respirar. Esse é o segundo problema de saúde que Francisco enfrenta no ano: no mês passado, ele sofreu uma queda e precisou imobilizar o braço. E no dia 1º, quase caiu de novo quando sua bengala quebrou durante audiência.
É importante lembrar que aos 21 anos, Jorge Mario retirou a parte superior de um dos pulmões ao enfrentar pneumonia grave. Na ocasião, foram diagnosticado ainda três cistos no órgão.

Há cerca de três semanas, o papa afirmou que a Igreja pode sim estabelecer uma data fixa para o feriado da Páscoa, o que afetaria diretamente o carnaval. "Renovo meu chamado para que essa coincidência sirva de lembrete a todos os cristãos para darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa", refletiu o líder.
Atualmente, os católicos se baseiam no calendário gregoriano para marcar a Páscoa, enquanto os ortodoxos têm como base o calendário juliano. Curiosamente, em 2025, o 20 de abril será Páscoa tanto para a Igreja Católica como para a Igreja Ortodoxa.