


Biografia
- Nome completo : Papa Francisco
- Nascimento : 17 de dezembro de 1936, Buenos Aires, Argentina
- Morte : 21 de abril de 2025 (88 Anos), Vaticano, Itália
- Signo : Sagitário

O Papa Francisco ficou à frente da Igreja Católica por 12 anos e morreu aos 88 anos em 21 de abril de 2025 por insuficiência cardíaca e Acidente Vascular Cerebral. Jorge Mario Bergoglio assumiu a liderança da Igreja Católica em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave após a renúncia de Bento XVI, em fevereiro de 2013. Ao chegar ao trono de Pedro, Francisco se tornou o 226º papa da história e o primeiro não europeu em 1.200 anos.
Entre fevereiro e março de 2025, Papa Francisco ficou internado por quase 40 dias em decorrência de infecção polimicrobiana, tendo seu estado de saúde classificado como "complexo". Durante a internação, enfrentou ainda problemas renais e cardíacos. Jorge Mario nasceu 17 de dezembro de 1936 em Flores, localizada na capital da Argentina, Buenos Aires, filho de uma dona de casa com um ferroviário e neto de imigrantes italianos, que chegaram à Argentina em 1927.
Antes de se dedicar à vida religiosa, Jorge Mario foi segurança de uma boate em Buenos Aires. Ainda na juventude, passou por uma delicada cirurgia, onde retirou parte de um dos pulmões e se formou em técnico de química. Outra formatura, em Filosofia e Teologia, veio após o futuro papa ingressar na Companhia de Jesus, onde chegou a lecionar.
Também deu aulas de filosofia e teologia em escolas da capital argentina. Pouco antes de seu aniversário em 13 de dezembro de 1969, Jorge Mario foi ordenado sacerdote. Nos anos 1970, assumiu a liderança da Ordem Jesuíta em seu país natal. E na década seguinte, se mudou para a Alemanha por conta de estudos.
Depois, se tornou bispo auxiliar da capital argentina (em 1992) e arcebispo primaz daquele país (1998), sempre voltando suas atenções para ações sociais da população menos favorecida. Já em 21 de fevereiro de 2001, foi eleito cardeal. Com a morte do papa João Paulo II, em 2 de abril de 2005, ficou em segundo lugar no conclave que elegeu Bento XVI.
Já como papa, criticou as pessoas que rejeitam a paternidade e maternidade e que optam por terem bichos de estimação. No mesmo setembro de 2024, voltou suas atenções contra as denúncias de abuso sexuais a menores de idade praticados por religiosos. Um ano antes, revoltou o governo da Ucrânia sendo acusado de propaganda imperialista.
Em outras ocasiões, afirmou que a Igreja deve pedir perdão aos homossexuais, admitiu que o papado não estava nos seus planos, e fez crítica ao governo de Donald Trump. Papa Francisco esteve uma vez no Brasil, em 2013, para participar da Jornada Mundial da Juventude.
Últimas Notícias






Últimas Fotos
Últimos Vídeos


























