





Ator das câmeras escondidas do SBT, Ivo Holanda comemora 90 anos no palco do programa de Patricia Abravanel deste domingo (22, SBT, 19h). Entre idas e vindas, desde 1984 o artista participa das "pegadinhas" gravadas pelo país e que já revelaram nomes como Fernando Benini e Anna Livya Padilha, a "Menina Fantasma", hoje mãe de um menino de 1 ano.
Com frequência, Ivo apanhava dos anônimos que caíam nas brincadeiras exibidas no "Tudo por Dinheiro", rebatizado depois para "Topa Tudo por Dinheiro". Claro que algumas vezes acabou se machucando: como quando ficou com a canela inchada ao incomodar com o celular quem tentava assistir a um filme no cinema.
Em outra ocasião, Ivo relatou ter corrido um sério risco. "Podia ter levado um tiro", resumiu em outubro de 1995 ao "O Estado de S.Paulo" o ator presente no último "Troféu Imprensa". Na brincadeira, colocava uma placa "reservado para vagabundo" em um banco de praça. "O cara sentado ali havia acabado de perder o emprego e, ofendido, ameaçou sacar uma arma. Holanda saiu em disparada e ainda levou bronca do diretor, porque a história estava ficando boa naquele momento", relatou a publicação.
"O diretor ficou louco", disparou Ivo na época. Pensa que foi só isso? Em 2001, ao jornal "Folha de S.Paulo" relatou meses de fisioterapia ao levar uma rasteira durante gravação e que por conta de uma "bordoada tão forte" na cabeça ficou 10 dias no hospital. "Apanhar é parte do meu trabalho", conformou-se.
Querido por Silvio Santos (1930-2024), Ivo estreou na televisão nos anos 1950 na extinta TV Tupi vivendo o palhaço Rococó. Duas décadas depois, esteve em programas de calouros imitando o cantor Vicente Celestino (1894-1968). "O José Fernandes (1925-1979) me deu nota 5", festejou ao jornal "O Globo" em 24 de setembro de 2000 sobre o jurado mais rigoroso do "Show de Calouros" (do qual participaram ainda nomes como Wagner Montes e Elke Maravilha).
Nos anos 1980, já no SBT, que atualmente enfrenta séria crise de audiência, passou por programas como "Bozo" (cujo primeiro intérprete do palhaço de longos cabelos vermelhos morreu em 2024) e "Viva a Noite".


