A recente aparição de Kate Middleton com seu visual loiro voltou a gerar comentários nas redes e na imprensa. Alguns se perguntaram se ela estaria usando peruca ou aplique.
Diante disso, vem à tona um questionamento mais do âmbito pessoal: por que deveríamos nos importar com o cabelo e as escolhas dela? A obsessão pelo cabelo de uma mulher, ainda que ela seja uma figura pública a nível mundial, diz mais sobre nossa sociedade do que sobre a própria Kate.
Essa reflexão me veio ao pesquisar os desdobramentos de um conteúdo, ao ver uma discussão entre internautas em uma página no Instagram. "Curiosamente a careca do príncipe nunca foi 'manchete', nem deveria. Mas falar da aparência das mulheres, ah, isso nunca perde espaço", escreveu uma internauta.
A ausência de cabelos de príncipe William, com fios mais ralos ao longo dos anos, até vira destaque na imprensa mundial, mas não movimenta a curiosidade como a aparência capilar de Kate, recém-saída de um tratamento de câncer.
A prova disso é uma análise rápida em ferramentas de pesquisa do Google. Nas últimos sete dias, o Google Trends aponta um aumento repentino pelos termos "Kate Middleton peruca", "Kate Middleton lace", enquanto as maiores buscas relacionadas a William estão no âmbito familiar, "irmão de Príncipe William" e "quem é a filha de Príncipe William".
A discussão sobre se Kate está usando peruca é, em uma análise, irrelevante para o dia a dia de cada um de nós. O problema não é o cabelo dela, mas o fato de que as mulheres ainda são julgadas e reduzidas a sua aparência física. Ao focar em detalhes superficiais como a origem de um loiro, acaba sendo reforçado um padrão que pressionam milhões de mulheres a se encaixar em ideais inatingíveis.
Mais do que especular sobre fios ou perucas, deveríamos refletir sobre como o discurso midiático e social contribui para ansiedade, baixa autoestima e comparações prejudiciais. A beleza feminina não precisa ser uma exigência, e a atenção desmedida ao cabelo de Kate Middleton é apenas um exemplo de como esse padrão se mantém.
No fim das contas, o cabelo de Kate Middleton, natural, tingido ou postiço, é uma escolha apenas da própria Kate. Como escreve Ruth Manus em uma crítica sobre toda essa especulação:
"Um comentário sobre aparência de uma mulher nunca é só um comentário sobre a aparência de uma mulher: por trás disso há muito sobre respeito - e principalmente sobre a total ausência dele"
Confira o post completo a seguir: